Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Butantan assina acordo com estatal para produção de plasma sanguíneo

G1

O Instituto Butantan, em São Paulo, assinou um acordo nesta terça-feira (20) para manter uma parceria com a empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) – ligada ao Ministério da Saúde. O objetivo é a produção de remédios feitos a partir de plasma sanguíneo e ajudar o Brasil na meta de garantir a autossuficiência neste tipo de medicação (hemoderivados).

A assinatura aconteceu nas dependências do instituto e contou com a presença do diretor Jorge Kalil e com a presença do ministro da saúde Alexandre Padilha e do secretário estadual de saúde Giovanni Guido Cerri.

Antes da assinatura, o diretor comentou sobre o papel do instituto no atendimento da demanda nacional. "A gente produz para o Brasil, para o Ministério da Saúde, para os programas nacionais˜, disse Kalil.

O plasma representa a parte líquida do sangue. Com este material é possível elaborar medicamentos para hemofílicos, pacientes portadores de Aids, vítimas de câncer e até pessoas que sofreram queimaduras.

Na unidade do Butantan ligada ao projeto de autossuficiência brasileira em hemoderivados, serão gastos R$ 195 milhões. A capacidade de produção será de 150 mil litros de plasma por ano. O material será fornecido por hemocentros do estado de São Paulo.

Para Rômulo Maciel Filho, presidente da Hemobrás, comentou o desejo de autossuficiência brasileiro na área. "Hoje, nós dependemos de ajuda internacional para suprir a necessidade de 12 mil brasileiros, portadores de hemofilia e imunodeficiência", disse.

A fábrica da Hemobrás ficará na cidade de Goiana, em Pernambuco, a 63 quilômetros da capital Recife. Lá serão gerados 500 mil litros de plasma anuais a partir de 2014. O custo será de R$ 540 milhões.
Imprimir