Imprimir

Notícias / Educação

Secitec inova e leva cursos a oito cidades que não têm escolas técnicas

Da Assessoria/Secitec-MT

A falta de sala de aula própria não impediu que a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) levasse em 2011 cursos de capacitação a cidades nas quais ainda não há escolas técnicas profissionalizantes em funcionamento. É o que mostra balanço feito pelo órgão ao qual aponta a qualificação de mais de mil pessoas de oito cidades do Estado que não têm unidades profissionalizantes estadual. Cuiabá, Juína, Cáceres, Confresa, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Tapurah e Primavera do Leste receberam cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que duram em média de três a quatro meses e que ajudam o comércio e a indústria local a ter mão de obra.

Pelos dados divulgados pela Secitec, nessas oito cidades, que não possuem escolas técnicas profissionalizantes, foram realizados 15 cursos FIC. Essa ação, segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig, comprova que a atuação da pasta não está concentrada apenas naquelas cidades onde há unidades do órgão. Estamos indo além e levando capacitação a lugares onde há uma grande demanda por conhecimento técnico. Para o ano que vem a meta é atender um número ainda maior de pessoas, prevê o titular da pasta.

Dos 15 cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados nove já foram concluídos, resultando na formação de 384 novos profissionais. De acordo com Adriano Breunig, a escolha dos municípios e dos cursos levou em consideração o desenvolvimento de setores estratégicos para o crescimento do Estado. Em Chapada dos Guimarães, além do curso de Informática Básica, a Secretaria formou alunos especializados em Comidas Típicas, já que o município conta com um grande potencial turístico.

Como Mato Grosso é um dos líderes no setor da agropecuária e um dos estados que mais cresce no País, o Governo do Estado, através da Secitec ofereceu a formação gratuita nas áreas da Indústria Alimentícia, com ênfase na produção de alimentos, criação de aves, manejo de gado e técnica de vacinas. Já para atender a demanda crescente no campo energético foi ofertado o curso Eletricista de Distribuição, que já formou gratuitamente 23 alunos em Primavera do Leste e está em andamento em outros quatro municípios, complementa Adriano Breunig.

Até o final do ano mais de 500 alunos ainda devem se formar nos cursos FIC oferecidos pela Secitec e que estão em andamento.
Imprimir