Imprimir

Notícias / Educação

Projeto visa cumprir leis que estabelecem o ensino da história afro-brasileira e indígena

Da Assessoria//Secom-MT

O projeto Faces do Brasil foi lançado em Brasília no dia 15 de dezembro. Este projeto visa contribuir com a implementação das leis nº 10.639 e nº 11.645, que estabelecem a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do Brasil.

A professora Jacy Proença, autora e organizadora do Faces do Brasil, explicou que um dos motivos para o não cumprimento desta lei era a falta de material didático para os alunos e a falta de capacitação para os professores. O projeto, então, estimulou que os pesquisadores e historiadores produzissem material sobre o assunto. O resultado, é que foram publicadas 43 obras de 39 autores sobre essa história.

O projeto também oferece capacitação para os professores. No dia 15 de dezembro, também foi inaugurada a biblioteca Oliveira Silveira, contendo vasto material sobre o assunto. Oliveira foi um militante do movimento negro, um dos responsáveis pela criação do Dia da Consciência Negra, tendo falecido em 2009.

Jacy Proença explica que sempre existiu um vácuo muito grande sobre o assunto, que excluía a participação dos negros na sociedade. A nova produção vai ajudar a fazer a inclusão do assunto na grade curricular das escolas. Na opinião de Jacy, apesar alguns estados já estarem mais avançados no assunto, ainda há muito o que progredir.
Imprimir