Imprimir

Notícias / Política BR

Cinco obras do governo federal são paralisadas no país; MT 'sai ileso'

De Brasília - Vinícius Tavares

Das cinco obras do governo federal paralisadas no Brasil por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nenhuma delas está em andamento em Mato Grosso.

O relatório de obras com problemas foi aprovado em Brasília. Apenas cinco das 27 obras apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que apresentavam indícios deixaram de ser aprovadas. O resultado representou uma vitória do governo, que manteve todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Das cinco obras paralisadas, o destaque fica por conta da Linha 3 dos Trens Urbanos do Rio de Janeiro, no trecho Rio-Niterói-São Gonçalo, no valor de R$ 714,9 milhões. As demais são: Construção da Barragem do Rio Arraias (TO); Obras de prevenção de enchentes no Rio Poty (PI); Obras de macrodrenagem no Tabuleiro dos Martins (AL); e Complexo Viário do Rio Baquirivu (SP).

A oposição queria incluir a Refinaria Abreu e Lima (PE), mas os destaques nesse sentido foram derrubados. Pouco antes, a oposição conseguira apenas obrigar a refinaria a prestar informações, mas em relação ao orçamento de 2011, que está acabando.

Para 2011, o Congresso já havia reduzido substanciamente a lista encaminhada pelo TCU. No ano passado, ao aprovar o Orçamento de 2011, o Congresso aprovou a paralisação de seis das 32 obras pedidas pelo Tribunal. (Com informações do jornal O Globo)
Imprimir