Imprimir

Notícias / Esportes

Novo campo de golfe no estado deve incentivar a prática do esporte em MT

Da Redação - LB

A prática do golfe deve ganhar impulso em Mato Grosso. Essa é a expectativa dos proprietários do Maluí Manso Hotel Golfe Iate & Resort, que construirão um moderno campo para a prática do esporte às margens do Lago de Manso, a 85 km de Cuiabá. O norte-americano Dan Blankenship, principal projetista de campos de golfe do país, veio a Mato Grosso para conhecer o local e iniciar os trabalhos.

Em sua primeira visita, Dan foi recebido pelo proprietário da empresa “Morro do Chapéu”, Jair Serratel Nogueira, um dos investidores do Maluí Manso, e Fábio Fonseca, da Euro Engenharia, construtora que vai executar as obras do resort a partir de 2012. Serratel e Fonseca mostraram a Dan a área de 30 hectares, colada ao terreno do resort, a menos de 100 metros da margem do lago. O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões.

A impressão que o norte-americano teve ao avistar a área não poderia ter sido melhor: “espetacular. A qualidade do solo e o espaço permitirão a construção de um excelente campo de golfe. Analisei muito bem o local e o projeto. Vejo qualidade e capacidade de ampliação do campo para dimensão oficial no futuro. Estou muito satisfeito com a área”, definiu Dan, explicando que o campo será construído para a medida de nove buracos em sua primeira etapa. Com a introdução de mais nove buracos, no futuro o campo ganhará dimensão oficial. A grama será importada, do tipo “bermuda” híbrida.

Conforme Dan, a projeção de um campo de golfe depende muito de sua geologia. “O campo de Manso será muito beneficiado por seu solo, vento suave e clima”, afirmou o norte-americano, fazendo uma aposta: “o golfe vai crescer muito em toda a região. Nesta área em especial, o campo e o lago atrairão muitos golfistas e turistas para o Pantanal”. Dan contou que o turista golfista gasta entre quatro a cinco vezes mais que o turista comum.

Experiência não falta a Dan, diretor da Goldteetgolf, empresa que está no Brasil há 17 anos e já construiu 13 campos de padrão internacional como o da Ilha Comandatuba (BA), Terravista/Trancoso, Alphaville (Curitiba), Quinta da Baronesa (SP), Vista Verde (SP) e Búzios (RJ). Segundo o norte-americano, o golfe é um esporte praticado por cerca de 25 mil brasileiros em 50 campos de nove buracos e outros 50 campos oficiais. É um esporte em evolução e com números modestos se comparados com os Estados Unidos, onde existem cerca de 22 mil campos de golfe e nada menos do que 30 milhões de praticantes.

Parceiro da Euro Engenharia, Fábio Fonseca vê boas perspectivas para o golfe a médio prazo com a construção deste campo: “Será um presente para o Estado. Este campo estimulará o crescimento do esporte e vai atrair turistas estrangeiros. Será mais uma opção de lazer para os mato-grossenses. Também acredito que este investimento vai fomentar a introdução do Estado no circuito nacional”.

O golfe ganhou mais importância no contexto internacional recentemente, quando se tornou esporte olímpico. Deve ser uma das novidades nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ainda vinculado à Federação de Golfe de Brasília, Mato Grosso conta com um número muito modesto de praticantes. São cerca de 100 registrados.

“A inauguração de um bom campo de golfe por aqui vai incentivar o surgimento de novos praticantes e, quem sabe, alguma boa revelação. E essa é uma de nossas esperanças. Que surja por aqui um grande valor para favorecer a projeção do esporte”, afirma Jair Serratel, um dos investidores do resort Maluí Manso que citou Gustavo Kuerten, o Guga, como o divisor de águas do tênis nacional. “Esperamos o surgimento de um fenômeno no golfe nacional para vivermos um novo tempo”, ressaltou.

De acordo com Jair Serratel, o campo de golfe anexo ao Maluí Manso deve ter sua construção iniciada em abril de 2012. A conclusão está prevista para maio de 2013, um ano antes de ficarem prontas as obras do resort. O norte-americano Dan Blankenship deve residir em Mato Grosso durante esse período para acompanhamento da obra do início ao fim.

As informações são da assessoria de imprensa.

Imprimir