Imprimir

Notícias / Política BR

Pronunciamentos colocam Taques em 5º entre os melhores senadores

De Brasília - Vinícius Tavares

Após receber o prêmio como parlamentar destaque na área de Segurança Pública e Combate à Corrupção, pelo site Congresso em Foco, e ser incluso na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2011, o senador Pedro Taques (PDT/MT) foi escolhido como um dos melhores do Brasil em estudo elaborado pela revista Veja e pelo Núcleo de Estudos do Congresso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O mato-grossense aparece em quinto lugar no ranking dos senadores que fizeram os pronunciamentos mais convincentes em razão dos bons argumentos apresentados e dos assuntos abordados. O primeiro lugar ficou com o senador Francisco Dorneles (PP/RJ), seguido pela também estreante Ana Amélia Lemos (PP/RS). Waldemir Moka (PMDB/MS) e Marcelo Crivella (PRB/RJ) ficaram em terceiro e quarto, respectivamente. Pedro Taques aperece empatado em quinto lugar com o senador Anibal Diniz (PT/AC).

O parlamentar afirma que não sabia da realização deste levantamento entre os senadores e diz que foi pego de surpresa ao despontar mais uma vez em posição destaque juntamente com outros senadores quje estão há mais tempo na política. Taques dedica a colocação à população matogrossense e aos eleitores que deram a ele a oportunidade de fazer este trabalho em favor do desenvolvimento do Estado.

"O interessante a dizer é que os três prêmios são um reconheciomento ao trabalho que é feito e que orgulha a população de Mato Grosso. Eu só posso agradecer a mais esta conquista", disse o senador em entrevista por telefone concedida com exclusividade ao Olhar Direto.

Para o congressista do PDT, o fato de o reconhecimento ter vindo de uma universidade pública, como no caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, engrandece ainda mais a premiação.

"Este prêmio ganha grande valor por se tratar de uma entidade como uma universidade pública e também de um veículo grande e de circulação nacional como é o caso da revista Veja. Fico muito contente com mais este prêmio", ressaltou.

A revista e a universidade selecionaram oito temas que em 2011 de alguma maneira foram afetados no Congresso por projetos de lei e medidas provisórias. São eles: carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade de gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes.

Os parlamentares receberam notas de acordo com o seu posicionamento em relação a 54 proposições mais relevantes, no critério da revista e do Núcleo de Estudos do Congresso da Univerdidade, entre todas as centenas de medidas provisórias, projetos de lei e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2011. Para ser considerada relevante para o estudo, a proposição devia ter sido votada ou sido objeto de pedido de urgências.

Segundo o Núcleo de pesquisa e a revista, a posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os temas centrais estabelecidos no estudo.

Este não é a primeira vez que o trabalho do senador Pedro Taques é reconhecido por órgãos de imprensa ou instituições que fazem o acompanhamento dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. Embora novato no Senado, Taques já conseguiu se destacar por seus projetos e posicionamentos e tem sido constantemente procurado por órgãos de imprensa nacionais que fazem a cobertura no Senado Federal.

Além do prêmio do site Congresso em Foco, concedido em outubro, o pedetista também foi eleito como um dos “100 cabeças do Congresso” pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que elege os cem parlamentares mais influentes do Congresso, entre os 513 deputados federais e 51 senadores.
Imprimir