Imprimir

Notícias / Educação

Reitor analisa crescimento da Unemat nos últimos 12 meses

Da Assessoria/Unemat

O reitor Adriano Aparecido Silva completa um ano e dois meses de gestão à frente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com um saldo positivo. Na sua avaliação foram muitos os avanços que a instituição pôde alcançar nesse período, incluindo a realização de um novo concurso para servidores, fortalecimento da instituição e a proximidade com o governo estadual e o início de uma nova fase de expansão.

Para Adriano Silva, o ano de 2011 foi um ano em que muitos desafios tiveram que ser vencidos, mas a principal característica da sua administração, que é fazer uma gestão com transparência e seriedade, já ficou estabelecida. Nosso compromisso com a Unemat é o de fazer com que seu trabalho seja conhecido e reconhecido, pois ela é uma instituição forte, e que tem contribuído significativamente com o desenvolvimento regional, e pode avançar nesse sentido. Tanto isso é verdade, que o próprio governador Silval Barbosa já enxerga a Unemat como o braço intelectual do governo, avalia.

Além da proximidade com o governo estadual, uma vez que a Unemat já vem sendo ouvida pelas diferentes secretarias e esferas estaduais para ajudar a pensar o crescimento estadual de forma estratégica, a instituição também vem ganhando a credibilidade de sociedade mato-grossense. Para exemplificar essa confiança, o reitor lembra que são inúmeros os pedidos para que a Unemat amplie a oferta de cursos e instale novos campi nos municípios. Isso é prova da confiança e credibilidade que a Unemat tem, diz.

Ainda nos setores administrativos, o reitor afirma que sua primeira ação foi a de organizar a administração e tratar todos os atos da instituição de forma transparente e legal, para isso, todas as recomendações do Tribunal de Contas, Auditoria e Ouvidoria estadual estão sendo observadas. Estamos ministrando cursos de qualificação para os servidores e simplificando os atos administrativos como a unificação dos processos seletivos de forma a garantir maior transparência nas nossas ações.

Segundo o reitor, reflexo dessa organização é também a reforma que o espaço administrativo da reitoria vem sofrendo em Cáceres. Estão em ampliação novos espaços para o setor de arquivo de forma que os servidores tenham melhores condições de atender. Enquanto a reforma não fica pronta, parte dos setores administrativos está ocupando provisoriamente um bloco de salas de aula na cidade universitária, em Cáceres.

Outra marca administrativa que o reitor destaca é a preocupação em oferecer serviços com qualidade, nesse sentido, todas as ações primam por esse principio, seja nos cursos de graduação já oferecidos, nos cursos de graduação que devem ser ofertados a partir do próximo ano, assim como na pesquisa, pós-graduação e na extensão.

Nós temos que preocupar com a qualidade, por isso estamos crescendo de forma cautelosa, de modo que possamos ministrar cursos com excelência. Nesse sentido, estamos investindo em recursos que vão melhorar o ensino de graduação que vão desde a aquisição de livros, novas carteiras, equipamentos de datashow e computadores para os cursos, aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula, melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos, além de equipar novos laboratórios de ensino e pesquisa e adquirir veículos para atendimento de aulas campo, enumera Adriano Silva.

Para o reitor, além da melhoria das condições de ensino, também é preciso pensar em mecanismos de garantir a permanência do acadêmico na instituição. Os levantamentos da Unemat apontam que 75% dos acadêmicos são oriundos de escolas públicas e é por essa razão que tem se investido em política de bolsas e estágios. Essa é uma forma de aproximar o acadêmico da teoria e prática, além de garantir uma forma de ajudá-lo a se manter estudando, diz.

Ao fechar 2011, o reitor se mostra satisfeito com o resultado do trabalho, e destaca o quão importante tem sido a colaboração e o empenho dos servidores e professores da Unemat. Temos um quadro de colaboradores muito competentes e compromissados com a instituição. Mesmo com poucos servidores, e essa é uma razão porque realizamos o novo concurso com a abertura de 199 vagas, temos conseguido atender a missão da Unemat, que é a de fazer ensino, pesquisa e extensão com qualidade, finaliza o reitor Adriano Silva.
Imprimir