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Notícias / Economia

Procon faz recomendações para a compra dos presentes do Dia das Mães

Da Assessoria

A busca de presentes para o Dia das Mães deve estar acompanhada de alguns cuidados. Antes de sair às compras, observe as dicas e orientações da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) para fazer uma escolha consciente e ter seus direitos garantidos.

O Dia das Mães tem grande apelo comercial, a concorrência entre as lojas aumenta e é possível encontrar bons preços e fazer melhores negócios. Por isso, o primeiro passo para efetuar uma boa compra é sempre pesquisar: vá às lojas, telefone, procure em jornais e, sempre que possível leve a propaganda quando se interessar por alguma oferta.

Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. O preço cobrado pelo estabelecimento deve ser aquele que foi divulgado. O consumidor deve estar atento, pois os produtos nessa condição podem estar danificados ou apresentar pequenos defeitos, especialmente mercadorias de mostruário. Solicite que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou nota fiscal e faça constar as possíveis condições para troca.

O consumidor tem o direito de obter informações sobre o produto que está comprando, assim como sobre o estabelecimento comercial. Se você optar por eletrodomésticos importados, confira se há assistência técnica e peças de reposição no país. Você pode ainda exigir que o produto seja colocado em funcionamento, antes de adquiri-lo.

Antes de fechar qualquer negócio, confira o preço do produto à vista e a prazo, as formas de pagamento e os juros aplicados no caso de parcelamento ou atraso de prestações. A melhor forma de pagamento é sempre à vista, porém, nem sempre é possível. Neste caso, escolha a loja que lhe oferecer menor preço a prazo - outro fator importante para se fazer pesquisa de preço.

Para compras no cartão de crédito, o preço deve igual ao cobrado à vista. Nesse caso, se houver insistência para cobrar preço maior ou estipular um mínimo de compras no cartão, não aceite e denuncie ao órgão de defesa do consumidor. Certifique-se de que você terá condições de quitar as parcelas do cartão, pois “pagar o mínimo” sempre sairá mais caro, devido aos juros do crédito rotativo estabelecidos pelas administradoras.

Compras realizadas fora do domicílio, ou seja, pela internet, telefone ou catálogo, possuem o prazo de sete dias para devolução. Além disso, é importante o consumidor atestar a idoneidade da empresa checando, por exemplo, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-MT. No caso dos sites de compra, o endereço virtual pode ser conferido pelo www.registro.br .

O atendimento no Procon para registro de reclamações ocorre das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. A sede está localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av do CPA) nº 917 – Ed Eldorado Executive Center – no bairro Araés. Para esclarecer dúvidas, o telefone do Procon-MT é o 151 ou 3613-8500.

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