Imprimir

Notícias / Cidades

Distúrbio do sono provoca 30% dos acidentes de trânsito

Da Assessoria

Os distúrbios do sono que podem reduzir a atenção e reação de condutores, principalmente daqueles que passam mais tempo ao volante como os motoristas de ônibus e transporte de cargas, foi o tema da palestra com o doutor Lucas Bello, especialista em medicina do sono, discutido, neste final de semana, durante encontro de profissionais de saúde credenciados ao Detran de Mato Grosso.

De acordo com o especialista estima-se que 30% dos acidentes de trânsito sejam ocasionados por esses distúrbios. “A questão do sono é séria e merece atenção, pedimos que as pessoas se conscientizem para que possamos ter mais segurança principalmente nas nossas rodovias”, enfatiza.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 267, determinando que motoristas que quiserem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C (para dirigir caminhões), D (ônibus) e E (carretas), além da avaliação médica padrão, se submetem a exames para detecção de distúrbios do sono.

Durante o evento os profissionais mostraram dados estatísticos que revelam a gravidade da situação. Os principais atingidos são caminhoneiros que fazem uso de anfetaminas (rebites) para se manterem acordados durante longo período. "Ja encontramos motorista completamente desmaiado dentro da boleia; levamos vários minutos para acordá-lo", disse o inspetor Alexandro, da PRF.

O 2º Encontro de Profissionais de Saúde Credenciados ao Detran foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá e encerrado  ontem.

Imprimir