Imprimir

Notícias / Esportes

Com Ronaldo, elenco da Série B vira campeão na elite

Folha Online

O Corinthians que conquistou neste domingo o 26º título paulista de sua história é praticamente o mesmo que recolocou a segunda equipe mais popular do Brasil na elite do futebol nacional.

O time-base utilizado pelo técnico Mano Menezes na campanha vitoriosa no Estadual, concluída com um empate por 1 a 1 com o Santos, neste domingo, no Pacaembu, só tem dois jogadores que não estiveram presentes na conquista da Série B do ano passado.

Um deles é Jorge Henrique, atacante contratado no início da temporada do Botafogo junto com o volante Túlio, que, sem se firmar entre os titulares, já se transferiu para o Grêmio.

O outro é quem tem feito a diferença entre o time da segunda divisão e a equipe que almeja brigar pelo título brasileiro deste ano.

Antes da estreia de Ronaldo, o Corinthians-2009 não conseguia vencer adversários que estarão na primeira divisão neste ano. Em duas partidas contra equipes da elite, empatou com Barueri e São Paulo. A Portuguesa, que caiu para a Série B, também não foi derrotada --1 a 1.

O Fenômeno estreou no time de Mano Menezes no Campeonato Paulista justamente contra um rival da Série A e já se mostrou decisivo logo de cara. Ele marcou, já no fim da partida, o gol do empate com o Palmeiras.

Depois, Ronaldo se ausentou diante do Santo André e viu mais um empate corintiano contra times do escalão principal do futebol brasileiro. Após voltar à equipe, teve início a era de vitórias do clube contra rivais diretos pelo título nacional.

O Santos foi batido na fase de classificação e no primeiro jogo da decisão. Já o São Paulo caiu duas vezes, nos jogos de ida e volta das semifinais do Estadual. A exceção foi o Atlético-PR, que fez 3 a 2 no Corinthians no meio da semana, em Curitiba, pela Copa do Brasil, e acabou com a invencibilidade do clube na temporada.

Imprimir