Imprimir

Notícias / Educação

Profissionalização desperta interesse dos estudantes no Ensino Médio

DA Assessoria/ Secom MT

Implantado em 2007, inicialmente em cinco Escolas Estaduais o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) atendeu em 2011, 7.725 alunos de 62 unidades de ensino situadas em 40 cidades mato-grossenses. Criado pelo Governo Federal (2004) o EMIEP tem como meta integrar o conhecimento teórico à prática e possibilitar aos estudantes a conclusão do ensino regular com obtenção de uma profissão.

Atualmente o Estado oferta 82 cursos técnicos e profissionalizantes através do EMIEP. Entre eles estão: técnico em informática e administração, agroecologia, meio ambiente, vendas, logística, comércio, secretariado, serviços de restaurante e bar e hotelaria. Para desenvolvimento do programa a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou dois convênios com o Ministério da Educação (MEC).

Conforme o gerente do Ensino Médio Integrado na Seduc, Hércules Assunção, a União repassou ao todo R$ 8 milhões para desenvolvimento do programa em Mato Grosso. “Foram R$ 7 milhões do primeiro convênio firmado em 2008 e o restante de 2009”, contou. Os recursos foram utilizados na estruturação de laboratórios, aquisição de acervo técnico para bibliotecas, mobiliário, equipamentos e formação de professores.

“As escolas de EMIEP possuem laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Somente em 2011 foram construídos 29 deles e para 2012 há previsão de outros quatro”, disse Assunção. Ele também destacou que para o próximo ano há perspectiva de ampliação do número de cursos ofertados e outras seis unidades de ensino passarão a trabalhar com a modalidade.

O gerente ressalta que a carga horária de aulas do Ensino Médio Integrado varia de acordo com o curso. O ensino regular é composto de 2.400 horas aula ao ano. O EMIEP possui essa carga somada ao período destinado às aulas práticas. Por exemplo, “o curso de administração é de 800 horas, informática 1.000 e agroecologia 1.200”, contou.

EXEMPLOS


Implantado desde 2009, na Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Cuiabá o Ensino Médio Integrado ofertou esse ano ensino técnico a 350 alunos. “Temos os cursos de administração e informática em funcionamento nos três períodos (matutino, vespertino e noturno)”, informou a coordenadora da unidade, Sueli Kawahara.

Ela citou que os alunos do EMIEP ficam em período integral na escola e que as aulas são integradas. “Como a carga horária é maior há necessidade de maior permanência na escola devido à quantidade de aulas, que mesclam teoria com prática”. Ela ainda disse que, para atendimento dos estudantes o Estado repassa mais verbas para alimentação escolar, pois os alunos almoçam na unidade.

A Escola Estadual Ouro Verde, situada em Alta Floresta, também trabalha com o EMIEP. A estudante Roselaine Dias, de 16 anos freqüenta as aulas do curso de administração rural. Ela ressaltou que procura aplicar o conhecimento prático adquirido em sala de aula na melhoria das pastagens do sítio da família. “O que eu aprendo aqui aplico na terra, na minha casa. O curso é bastante interessante, prático”, resumiu. A unidade de ensino também oferta o curso de agroecologia. (colaborou Patrícia Neves)
Imprimir