Imprimir

Notícias / Esportes

Barra pode pedir pra sair do campeonato estadual nesta semana

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

A equipe do Barra do Garças Futebol Clube (BGFC) pode pedir afastamento do Estadual deste ano. O pedido de licença por um ano deve ser apresentado essa semana a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) pelo vice-presidente do Barra, Hilton Souza. A informação foi repassada pelo ex-presidente e vereador Sávio Carvalho.

Se isso acontecer será uma catástrofe para a torcida apaixonada do Barra. A cidade de 55 mil habitantes, que nunca ficou fora do Estadual, Já disputou quatro finais. Ao lado do União, é o time do interior mais antigo em atividade, desde 1978. Independentemente da crise fora de campo, na tabela o Galo estreia dia 22/01 contra o Sorriso. Mas por enquanto não tem time e sequer diretoria.

Sávio deixou o Galo por questões financeiras e para abrir espaço para que o grupo do prefeito de Barra do Garças Wanderlei Farias (PR) toque o time. Segundo o cartola, hoje é humanamente impossível tocar o time do Barra sem o apoio da classe política e, pelo fato dele ser oposição ao prefeito, preferiu sair para que o time não fosse prejudicado.

O vereador Júlio César chegou a anunciar que assumiria o Barra com apoio do prefeito Wanderlei, deputado estadual Baiano Filho e do suplente de deputado federal Eduardo Moura. Porém, Júlio recuou de última hora alegando que a despesa do time ficaria em torno de R$ 700 mil. E a receita entre verba da FMF, do Governo do Estado e televisão não chegaria a 300 mil.

Terminou o ano e ninguém mais se habilitou em assumir o time para apreensão da torcida do Galinho. Comenta-se que ex-deputado Adalto de Freitas estaria interessado e que o ex-diretor Abimael disse que, se ninguém assumir o time e se ele tiver o apoio da prefeitura de Barra do Garças, assumiria o Galo para não perder a vaga na primeira divisão.

O maior prejuízo com um possível afastamento do Barra em 2012 seria o fato de perder a vaga na 1ª divisão e ter que voltar na segundona em 2013. Essa hipótese chega a dar calafrios na torcida do Galo.

O grupo do prefeito Wanderlei estaria receoso em assumir o Barra e não fazer uma boa campanha, pois sob o comando de Sávio chegou ao vice-campeonato, porém pior vai ficar se o time não disputar o Estadual e cair para segunda divisão.

O Barra foi quatro vezes vice-campeão mato-grossense e campeão brasileiro do Seletivo Norte/Centro Oeste em 1993 e disputou por dois anos a Série B do Campeonato Brasileiro.
Imprimir