Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá caminha para ser referência no Programa Saúde da Família

Da Redação/Com Assessoria

Até o final de 2012 a Capital de Mato Grosso poderá se tornar referência nacional no Programa Saúde da Família (PSF). A afirmação é do prefeito Wilson Santos, feita durante o programa Cidade Independente, da Rádio Cidade (Grupo Sávio Brandão), na manhã desta segunda-feira (04-05). O gestor recordou que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, com 29 PSF´s implantados. “Saltamos para 63 em quatro anos de administração, num crescimento de mais de 100%, e vamos encerrar 2009 com 73 equipes”, disse.

A expectativa do prefeito Wilson Santos é garantir, até dezembro de 2012, 103 equipes em funcionamento na Capital, atingindo 100% da clientela do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o prefeito, 80% da população cuiabana é cliente do SUS. “Vamos ser a primeira capital do País a universalizar a saúde da população, até dezembro de 2012”, sublinhou.

Além de 34 novas equipes implantadas em quatro anos, a gestão cuiabana também fez a Policlínica do Pedra 90, onde foram investidos R$ 1,3 milhão. A nova policlínica foi entregue atendendo uma antiga reivindicação daquela comunidade e região durante a programação do aniversário dos 290 anos de Cuiabá.

Cada equipe em um PSF é composta por um médico, uma enfermeira, dois técnicos e de seis a oito agentes de saúde. A equipe trabalha 8 horas na comunidade, sendo 4 horas no PSF e outras quatro visitando as famílias, onde além do trabalho de prevenção, avaliam também as condições de higiene.

Imprimir