Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Estado e Município se unem para agilizar atendimento em saúde

Da Assessoria/ Ascom Rondonopolis

Com a anuência do prefeito Zé Carlos do Pátio e do secretário estadual de saúde, Pedro Henry, foi anunciada em solenidade na manhã desta terça-feira (3) a fusão das centrais de regulação de saúde de Rondonópolis e do estado em um só local. O prédio escolhido foi no entroncamento da Rua Rio Branco com a Avenida Bandeirantes, onde funcionava as instalações do Centro de Especialidades Albert Sabin - Ceadas, no centro da cidade. A coordenadora do Sistema Único de Saúde Municipal, Isalba Diva Albuquerque, e a diretora do Escritório Regional de Saúde do Mato Grosso, Geraldina Ribeiro da Silva, garantiram no evento de inauguração que o principal objetivo é garantir agilidade nos serviços de saúde.

Os funcionários do estado vão atender da nova estrutura os 19 municípios da região Sul do Mato Grosso. Já o departamento municipal continuará a organizar os atendimentos por todas as unidades de saúde de Rondonópolis. Dentre os vários serviços de responsabilidade estarão as consultas de especialização, internação, encaminhamento para cirurgias, dentre outras. Os trabalhos serão conduzidos por sete médicos reguladores em comando único. Segundo Isalba, o entrosamento vai dar velocidade aos atendimentos. “Muitas vezes precisamos resolver o caso de um paciente nosso que está na Santa Casa, por exemplo. O tempo de resposta vai ser bem menor com o funcionamento integrado. Não vamos precisar entrar em contato com a outra central”, lembrou.

O complexo regular com gestão compartilhada, como foi nomeada a nova estrutura, agradou também a diretora do Estado, Geraldina Ribeiro, que afirmou que a junção de forças sempre foi o caminho para o sucesso em qualquer nova política de apoio ao cidadão. “Aqui haverá a união de vários profissionais na intenção de um só objetivo que é melhor atender a população”, disse. Este modelo de integração foi aceito e assegurado por lei pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora do SUS do Município relatou que o prefeito Zé Carlos do Pátio autorizou a adequação da estrutura com pintura e alguns reparos para o perfeito funcionamento, serviços que já foram feitos nos últimos dias. Isalba frisou que o novo complexo foi mais um passo dado rumo a extinguir a fila de espera para cirurgias eletivas em Rondonópolis. “Quando a atual administração assumiu havia mais de 6 mil pessoas na fila para serem operadas. Conseguimos derrubar esses números consideravelmente, ao ponto de zerar as filas em catarata, por exemplo. Hoje temos ainda algumas especialidades como a otorrinolaringologia que ainda necessita de uma solução. Estamos com uma nova parceria com o hospital São João Batista, que é o melhor hospital região Sul do Estado, em Poxoréu onde estamos achando um bom caminho. E sem dúvida que esse novo centro regulador tende a melhorar ainda mais estes atendimentos”, concluiu.
Imprimir