Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Zebras lutam por dominância de território na Tanzânia

G1

Duas zebras machos são flagradas em uma luta pela supremacia do rebanho na Tanzânia, África. Após a batalha, que durou várias horas, ambos os animais – um de 4 e outro de 10 anos – tinham marcas de sangue pelo corpo.

Na ocasião, o fotógrafo Winfried Wisniewski estava na cratera de Ngorongoro, onde a luta das zebras foi travada, para assistir ao parto de gnus. Ele registrou as imagens porque ficou impressionado com a forma violenta com que as zebras mordem e chutam umas às outras.

Segundo Wisniewski, os animais disputavam o domínio de um grupo familiar de dez membros. O mais novo, na opinião do fotógrafo, parecia o dominante, mas se cansou muito e o mais velho venceu. O perdedor, então, fugiu para longe.

O comprimento dos dentes das zebras ajuda a indicar a idade delas, que chegam a pesar 900 kg e medir até 1,5 m de altura.

Cada indivíduo tem seu próprio padrão característico de listras, que garantem uma camuflagem eficaz contra predadores como leões e hienas.

As pernas longas e finas dos animais também são perfeitamente construídas para uma fuga rápida, que pode ser executada em até 40 quilômetros por hora.

Os rebanhos podem ser compostos por até mil integrantes, com famílias entre cinco e 20 animais, que se comunicam por sons e expressões faciais. Orelhas baixas, mantidas na horizontal, são um sinal de agressão.
Imprimir