Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Mulher faz cirurgia e recupera a voz após quase 30 anos

G1

Uma norte-americana recuperou a voz depois de quase 30 anos depois de uma cirurgia de uma hora e 20 minutos, segundo a reportagem do canal de televisão “ABC”. Betty Lou Trufant, de Westbrook, no estado de Maine, tem 64 anos e tinha dificuldades para falar desde 1982.

Tudo começou com um resfriado. Betty achou que estava com laringite e perdeu a voz, o que é relativamente comum. Mas sua voz não voltou ao normal, e ela teve de se adaptar à nova realidade, com uma voz bem mais baixa que a original.

Na casa de dois andares, vários interfones foram instalados, uma vez que ela não conseguia gritar para chamar alguém que estivesse em outro quarto ou outro piso. A vida social também foi afetada, pois Betty evitava sair, devido à frustração que sentia ao não conseguir se comunicar bem.

Foi só em 2011 que, assistindo a um programa de televisão, Betty percebeu que seu problema poderia ter solução. A reportagem mostrava uma mulher que tinha perdido a voz e a recuperou com uma massagem na garganta feita na Cleveland Clinic.

Betty então procurou a clínica para resolver seu problema. Viajou de sua cidade até Cleveland onde recebeu o diagnóstico de seu problema: paralisia nas cordas vocais.

“Nesse caso particular, foi em consequência de uma infecção no trato respiratório”, afirmou seu médico, Michael Benninger, à “ABC”. “Presumimos que o vírus ou algo assim tenha afetado um nervo, que nunca se recuperou”.

As cordas vocais produzem som quando fazem o movimento de abrir e fechar. Com uma corda paralisada, a pessoa perde parte da capacidade de fala. Para resolver o problema, o cirurgião colocou um implante por trás da corda vocal afetada e a manteve em uma posição fixa. Desta forma, a outra corda vocal, que estava sadia, voltou a ter contato com ela e, assim, Betty recuperou sua voz.
Imprimir