Imprimir

Notícias / Educação

Metamat oferece Curso de Gemologia

Da Assessoria/Metamat

Ainda restam 10 das 40 vagas ofertadas para o Curso de Gemologia que começará no dia 09, em Cuiabá. As aulas serão ministradas na Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) até o dia 27 de janeiro, com turmas em dois horários, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas, totalizando uma carga horária de 120h.

De acordo com a programação, nos três primeiros dias o conteúdo abordará Mineralogia, seguido de aula de campo, no município de Nossa Senhora do Livramento. No dia 13, um Workshop Técnico. Para os dias 16 e 17 de janeiro ficou reservado aprendizado sobre Lapidação e do dia 18 ao 27 (exceto o dia 22) sobre Gemologia.

Direcionado a geólogo, engenheiro geólogo, engenheiro de minas e a quem possuir a carteira do Crea-MT, o Curso tem como objetivo proporcionar ao aluno participante, conhecimentos teóricos e técnicos para identificação dos diferentes tipos de gemas; capacitar para a utilização dos métodos não destrutivos de análise e identificação das gemas e dos diversos aparelhos de uso gemológico, permitindo que possam diferenciar e identificar tipos de materiais gemológicos.

“O Curso de Gemologia, primeiro desenvolvido no Estado, visa suprir uma lacuna na área da mineração. Mato Grosso carece de profissionais dessa área, que são responsáveis pela emissão do laudo gemológico, fator que tem dificultado o trabalho de exportação de pedras coradas, pois dependemos dos profissionais que atuam em São Paulo ou de Brasília. O embarque de pedras que levaria de 2 a 3 dias demora até 30 dias”, explicou Charles Pantoja Esteves, que é administrador de empresas, analista de Sistemas e presta consultoria a Metamat nos cursos desenvolvidos pelo Núcleo de Lapidação de Pedras Coradas.

Para Wanderlei Magalhães, coordenador do Núcleo de Lapidação da Metamat, o Curso de Gemologia é mais uma ação para consolidar o setor da lapidação no Estado e aguardado com expectativas. “Representa mais uma etapa, ainda temos outras, como de modelagem e cravação de pedras e a ourivesaria. Aos poucos vamos alicerçando, pois temos mercado e matéria prima. Com a capacitação dos lapidários e a presença de gemólogos no Estado o setor avançará consideravelmente”.

A ação é realizada pela Metamat, que é vinculada a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), com apoio da Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), da MT Broker Treinamento Empresarial e outros órgãos.

Interessados podem efetuar as inscrições pelo site www.mtbroker.com.br/cursos ou charles@mtbroker.com.br .

Workshop

O Workshop sobre Responsabilidades na Cadeia de Valor das Pedras Coradas de Mato Grosso, previsto para sexta-feira (13.01) será ministrado por representantes de diversos setores ligados a Mineração. Na abertura dos trabalhos, a Associação dos Geólogos de Mato Grosso (Agemat), vai fazer uma apresentação sobre o Perfil da Associação; o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) abordará o Papel do DNPM sobre Regulamentação de Subsolo e Extração Mineral; o CPRM, “Levantamentos Geológicos e Hídricos e a Metamat vai abordar o Desenvolvimento do Setor Mineral do Estado de Mato Grosso. Após o intervalo da manhã, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai apresentar os Cursos Oferecidos e Perfil da Instituição na Formação dos Geólogos.

Para o período da tarde estão programados palestras com representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para tratar de Políticas de Meio Ambiente; Secretaria de Estado de Comércio, Minas e Energia (Sicme), sobre Gestão Política do Setor Mineral; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Fiscalização do Exercício Profissional. E após o intervalo, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), discorrerá sobre Procedimentos para Emissão de NF de Venda; Seção de Controle Aduaneiro (SAANA), sobre Regras para Exportação de Pedras Coradas e encerrando o evento, palestra com representante dos Correios, com o tema “Exporta Fácil”.
Imprimir