Imprimir

Notícias / Brasil

Governo do RS assinará decreto coletivo de emergência na segunda

G1

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill, assinará na próxima segunda-feira (9) o decreto coletivo de situação de emergência dos municípios atingidos pela estiagem, informa o Governo. A medida tem como objetivo apressar a liberação de verbas federais para

À frente do Governo em função das férias de Tarso Genro, o vice-governador visitará na próxima semana o município de Boa Vista das Missões, na região noroeste do estado, uma das mais afetadas pela falta de chuvas. O ato de assinatura do decreto ocorrerá no Clube Atlético Boa Vista, ao lado da prefeitura da cidade.

Junto com a assinatura do decreto, o Governo também deve anunciar medidas emergenciais para minimizar os prejuízos com as lavouras, como a abertura de poços, açudes e sistemas de irrigação para pequenas propriedades rurais.

No primeiro momento, o decreto de emergência coletivo irá incluir os municípios que declararam situação de emergência ou enviaram notificações preliminares de desastre (Nopreds) à Defesa Civil. Posteriormente, outras cidades poderão ser incluídas.

Com a medida, sugerida pela Casa Civil da União, o Governo espera apressar a liberação de seguros agrícolas aos produtores rurais e evitar o aumento da crise no campo. As estimativas dos órgãos estaduais é de que a falta de chuva já tenha causado prejuízos de R$ 1 bilhão nas lavouras. Até as 11h desta sexta (6), 71 municípios haviam declarado situação de emergência e outros 37 estavam com a solicitação pendente, segundo a Defesa Civil.
Imprimir