Imprimir

Notícias / Esportes

Manchester aposta em defesa "invicta" por final e sonho do bi europeu

Folha Online

Aos 38 anos, o goleiro holandês Edwin van der Sar terá papel decisivo na partida desta terça-feira contra o Arsenal, às 15h45 (horário de Brasília), em Londres. Se o arqueiro do Manchester United não for vazado, o atual campeão europeu estará novamente na final da Copa dos Campeões da Europa e manterá as chances de escrever uma página inédita em sua história.

Desde 1990, quando o Milan faturou seu segundo título consecutivo, nenhuma equipe conseguiu estabelecer um domínio de dois anos no principal torneio interclubes. Em todas as edições da competição, somente dois times da Inglaterra foram bicampeões.

O primeiro a alcançar o feito foi o Liverpool, maior campeão nacional, que levantou a taça em 1977 e 1978. Logo na sequência, foi a vez do Nottingham Forest, atualmente na segunda divisão, emendar duas conquistas (1979 e 1980).

Para continuar com chances de se juntar a Liverpool e Nottingham Forest, o Manchester aposta no seu retrospecto no mata-mata da Copa dos Campeões. Nas duas rodadas eliminatórias anteriores, contra Inter de Milão e Porto, sua defesa passou intacta como visitante.

Para ajudar a manter essa marca, o técnico Alex Ferguson terá o reforço do zagueiro Rio Ferdinand, que está recuperado de uma pancada nas costelas que sofreu na vitória por 1 a 0 no confronto de ida, na semana passada.

Apesar do bom retrospecto defensivo do Manchester como visitante, o técnico escocês prometeu ir ao ataque em Londres. Caso marque na casa do adversário, só será eliminado se perder por dois gols de diferença.

"Nós temos que ir lá com intenção de marcar gols. Acredito que temos que fazer gols, porque isso nos daria uma grande vantagem", disse Ferguson.

Ofuscado pelos outros três times grandes da Inglaterra (Liverpool e Chelsea, além do Manchester) nas últimas temporadas, o Arsenal tenta reverter a vantagem do rival para disputar sua segunda final em quatro anos.

Em 2006, o clube londrino, então comandado dentro de campo pelo atacante francês Thierry Henry, desperdiçou a chance de conquistar o inédito título europeu ao perder por 2 a 1 para o Barcelona, de Ronaldinho.

"Estou muito confiante de que o time terá uma perfomance magnífica e que irá se classificar", apostou o treinador Arsene Wenger.

A outra vaga na decisão da Copa dos Campeões será decidida entre Barcelona e Chelsea, na quarta-feira, na Inglaterra. A partida de ida, jogada na Espanha, terminou sem gols.
Imprimir