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GM anuncia melhorias na bateria do Volt para minimizar risco de incêndio

Auto Esporte

A General Motors informou nesta quinta-feira (5) que vai modificar o sistema de resfriamento e adicionar mais aço ao envoltório das baterias do híbrido Volt, para minimizar os riscos de incêndio. O veículo é alvo de investigação iniciada em novembro pela agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, a NHTSA.

No início do ano passado, a bateria de um Volt pegou fogo dias depois de um crash test, quando o carro estava parado no pátio de Winsconsin da NHTSA. Alertadas sobre o incidente, a GM e a NHTSA repetiram o teste em junho, mas não conseguiram replicar o fogo.

Na época, o porta-voz da GM Greg Martin disse que o fogo provavelmente foi causado porque o pessoal da agência não tinha seguido os procedimentos de segurança adequados estabelecidos pela empresa para lidar com o Volt e sua bateria depois de um acidente. No entanto, o NHTSA juntou forças com o Departamento de Energia e o Departamento de Defesa, bem como General Motors, para determinar os níveis de segurança das baterias do Volt. Nenhuma falha foi constatada até agora.

"A GM dará uma proteção adicional contra riscos de incêndio elétrico na bateria vários dias ou semanas após um acidente grave", informou a montadora em um comunicado nesta quinta. "Os clientes serão contatados individualmente quando for possível fazer a modificação em seus carros."

A fabricante ressaltou que essa é uma ação tomada voluntariamente e que nem o carro nem a bateria estão sendo alvos de recall. "Escolhemos ir além para deixar nossos consumidores tranquilos", diz Mary Barra, vice-presidente de desenvolvimento de produtos globais da GM. Segundo ela, as alterações deixarão o carro “ainda mais seguro, porque ele já é seguro".

Investigação continua
Em nota no site, o NHTSA disse que a investigação continua aberta. Na última quinta (29), a GM divulgou que obteve sucesso em 4 crash tests com o Volt com a bateria reforçada e melhorias no sistema de resfriamento. O equipamento não apresentou problemas após as colisões. No último dia 22, a agência americana submeteu um Volt modificado ao mesmo teste que levou ao primeiro incêndio e, desta vez, não houve nenhum sinal de prejuízo.

A GM já vendeu cerca de 8 mil unidades do Volt desde o lançamento em 2010. O híbrido roda apenas com a energia da bateria por cerca de 56 km até o motor a combustão começar a atuar em conjunto. Ele é considerado uma das maiores apostas da montadora americana na retomada após a crise de 2009.
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