Imprimir

Notícias / Brasil

Roupas doadas às vítimas da enchente são jogadas no lixo em SC

G1

Peças de roupas doadas às vítimas da enchente de novembro do ano passado foram jogadas no lixo em Itajaí (SC). O material estava armazenado desde novembro em galpões sem quaisquer condições de conservação e ficou danificado.

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, justificou o descarte do material por se tratar de roupas e calçados "podres". De acordo com o prefeito, dois laudos da Fundação do Meio Ambiente (Famai) comprovam o péssimo estado de conservação do material, além de recomendarem o descarte em um aterro sanitário.

A prefeitura abrirá uma sindicância para investigar o caso.

Descarte

As doações recebidas pela Prefeitura de Itajaí estavam armazenadas em dois galpões. As roupas estavam colocadas no chão, sujeitas à umidade e à ação de animais, como ratos e insetos.

De acordo com a prefeitura, o material de um dos galpões já foi levado para um aterro sanitário. As doações que estavam em outro galpão estão passando por uma triagem executada por uma empresa particular.

As peças em bom estado de conservação serão encaminhadas para os municípios que necessitarem do material. Desde o início dos trabalhos, remessas de roupas e calçados foram doados para 53 municípios da região Nordeste, além do Mato Grosso.

Aterro

Na semana passada, parte do material considerado impróprio para o uso foi encontrada em uma área destinada ao descarte de entulhos da construção civil.

O problema foi verificado por vereadores, que apresentaram fotos da área. A prefeitura alega que houve um erro na destinação do material e que o problema será corrigido. O material será encaminhado ao aterro sanitário.
Imprimir