Imprimir

Notícias / Política MT

AL propõe criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo

Da Redação C/Assessoria

As lideranças partidárias da Assembleia Legislativa propuseram a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo Mato-grossense.O  objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o setor cooperativista no Estado. Ela será composta por deputados, nomeados pelo presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), no prazo de 15 dias, a partir da promulgação da resolução. E será dirigida por um coordenador e um sub-coordenador que serão eleitos pelos cooperados. “A criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Mato Grosso contribuirá sobremaneira para o desenvolvimento do cooperativismo em Mato Grosso”, diz o presidente Riva.

A Frencoop será lançada no próximo dia três de abril, durante a programação do 4º Encontro dos Conselheiros e Gerentes do Sicoob. O evento faz parte das comemorações dos 15 anos do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob-Mato Grosso). 

A Frencoop é uma organização suprapartidária que tem como principal missão ser a voz do cooperativismo no legislativo, atuando como interlocutora nas ações e projetos de lei que promovam seu desenvolvimento. Ela atende de forma personalizada o cooperativismo, trabalhando no aperfeiçoamento e na implementação de uma legislação que promova o seu desenvolvimento, além de trabalhar solidária e coordenadamente na defesa dos interesses do sistema cooperativista. 

Mato Grosso dispõe de 160 cooperativas, que atuam em vários setores, como os de educação, habitação, mineração, crédito, transportes de carga e de passageiros, saúde e infraestrutura. Os segmentos da agropecuária, crédito, educação e saúde representam a maioria das cooperativas.

HISTÓRIA 

 A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) foi criada em 1983, para dar sustentação política ao cooperativismo brasileiro. Hoje, ela conta com 204 deputados federais e 11 senadores atuando no Congresso Nacional em defesa das causas cooperativistas e do desenvolvimento do setor. Em 1995, surgiu a primeira Frencoop estadual, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, o setor é representado em mais nove estados brasileiros. No total, são nove estados com Frencoop: Goiás, Acre, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo.

As lideranças partidárias destacam que o cooperativismo brasileiro tem mais de 800 milhões de famílias associadas. “O cooperativismo não tem ideologias, mas tem princípios prestando trabalho de oportunidades. O estado só será economicamente mais desenvolvido se o cooperativismo for forte”, justificam os deputados no projeto de resolução.




Imprimir