Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Bactéria mata 88 hipopótamos de parque no Zimbábue, diz governo

G1

Autoridades do Zimbábue divulgaram nesta segunda-feira (9) que ao menos 88 hipopótamos morreram devido à contaminação pela bactéria antraz.

Testes de laboratório confirmaram que todos esses mamíferos foram infectados devido a um surto que ocorreu em dezembro nos distritos de Darwin Mbire e Monte e atingiu moradores, que receberam tratamento contra a doença.

De acordo com Caroline Washaya-Moyo, porta-voz da Autoridade de Parques Nacionais e fauna do Zimbábue, a bactéria pode ter causado ainda a morte de 45 búfalos, 30 elefantes e dois antílopes, todas registradas nas últimas semanas. O resultado dos exames realizados ainda não foi divulgado.

Veterinários têm restringido a circulação de animais em Mana Pools, um parque popular e que recebe grande quantidade de turistas da África do Sul. “Muitos espécimes morreram e estamos isolando a área para queimar os corpos e evitar a propagação da doença”, disse Chris Foggin, veterinário do parque.

A doença causada pela contaminação por antraz se caracteriza como uma infecção de pele que, geralmente, provoca febre e mal-estar. Três moradores do país morreram devido à bactéria, resultante de um surto que coincidiu com uma epidemia de cólera.
Imprimir