Imprimir

Notícias / Brasil

Brasil passa a usar etanol em base brasileira na Antártica

Terra

Um motogerador movido a etanol vai começar a iluminar a estação Antártica Comandante Ferraz. A unidade operada pela marinha brasileira está completando 30 anos e a comemoração envolve o início do uso do combustível renovável e mais limpo naquela área do planeta.

O motogerador tem capacidade de suprir toda a energia necessária para operações pesquisas científicas. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa. De acordo com o Ministério da Defesa, o Brasil é o primeiro país do mundo a usar biocombustível para produção de energia no continente.

O equipamento e o biocombustível foram levados à Antártida em outubro do ano passado. Uma equipe de engenheiros brasileiros também partiu para o continente para instalar e testar o equipamento. Durante um ano, o motogerador vai operar junto com os motogeradores já existentes a diesel.

Segundo o ministério, a Petrobras fornece 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para avaliar e garantir o uso do biocombustível em condições climáticas severas.
Imprimir