Imprimir

Notícias / Brasil

Procura por crédito por empresas cresceu 2,3% em 2011, diz Serasa

Valor Econômico

O número de empresas que procuraram crédito no mercado cresceu 2,3% em 2011 na comparação com o ano anterior, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta sexta-feira. O aumento é menor do que o registrado em 2010, quando a expansão verificada foi de 7,6% em relação ao ano anterior.

Segundo os economistas que conduziram o levantamento da Serasa Experian, as altas taxas de juro nos primeiros oito meses do ano aliadas à menor atividade da economia durante o segundo semestre foram responsáveis pela desaceleração da demanda das empresas por crédito em 2011.

Na análise por porte, a busca pelas grandes empresas aumentou 6,7% no ano passado, revelando uma maior procura por crédito em instituições financeiras do país em função do agravamento da crise econômica no exterior. As micro e pequenas empresas também registraram acréscimo um pouco acima da média, de 2,4%. As médias empresas foram as responsáveis pela desaceleração do índice, com crescimento de apenas 0,2%.

Na comparação mensal, o indicador registrou recuo de 10,6% do número de empresas que buscaram crédito em dezembro ante novembro. Na comparação com o último mês de 2010, a queda foi de 4,5%.
Imprimir