Imprimir

Notícias / Brasil

Exposição de Barbies em Sorocaba, SP, conta a evolução da moda

G1

A paixão pela boneca mais conhecida e vendida em todo o mundo é tema de uma exposição em Sorocaba, no interior de São Paulo. Os admiradores da Barbie podem conferir, até o dia 05 de fevereiro, uma mostra com 150 exemplares em um shopping da cidade.

As bonecas fazem parte do acervo do psicólogo Carlos Keffer, 42 anos. A paixão começou quando ele ainda era pequeno, mas a coleção deu início depois que ele vendeu um carro para adquirir uma raridade, no valor de R$12 mil.

A relíquia é a primeira Barbie do mundo, fabricado no Japão e lançado nos Estados Unidos, em 1959. Segundo o colecionador, são apenas duas e a única do Brasil é dele. Para a coleção, Carlos revela que foram investidos R$ 200 mil.

Atualmente são 850 bonecas que rodam o Brasil para contar a evolução do comportamento feminino. “A boneca é muito mais que um simples brinquedo, ela é o retrato da realidade de cada época”, exclama o colecionador.

A mostra itinerante viaja há 10 anos e atrai público de todas as idades. “É uma exposição da história da moda e da transformação da mulher”. conta Carlos.

Na exposição é possível ver exemplares que estão à venda e modelos exclusivos de colecionadores. Tem Barbie hippie, 'Marilyn Monroe', roqueira, de maiô, princesa, de porcelana, celebridades e o mais recente lançamento - a boneca que vem com câmera embutida. O namorado Ken acompanha a Barbie em todas as versões. Esse romance é o grande tema da exposição.

O intuito do evento é ser mais uma atração nas férias “ A gente quer que a mãe, a tia, a avó venham e acompanhem as crianças, com prazer”, afirma Valéria Almeida, gerente do shopping.

Imprimir