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Na única loja do Anzhi, camisas de Roberto Carlos e Eto´o são raridades

Globo Esporte

Existem três informações importantes para quem procura uma camisa do Anzhi com o nome de Roberto Carlos ou Samuel Eto'o às costas. A primeira é que a única loja oficial do clube fica em Makhachkala, capital do Daguestão. A segunda, que o interessado deve buscar pelos nomes ”Р. Карлос e Это’О” (R.Carlos e Eto'o no alfabeto cirílico da Rússia). A terceira, e principal, é que precisa-se de uma grande dose de sorte, pois as camisas dos dois ídolos locais estão quase sempre em falta.

– Elas estão esgotadas, mas temos de todos os outros jogadores – disse a funcionária do ”Território Anzhi”, como chama-se a loja oficial do clube.

– As camisas de Roberto Carlos e Eto'o vendem muito rapidamente. Não recebemos muitas ainda, somente umas 20 ou 30. Em dias de jogos é mais difícil ainda encontrá-las. Do Eto'o sobrou apenas aquela em exposição na vitrine, mas também já está vendida – completou, apontando para um manequim numa das janelas.

O ”Território Anzhi” foi inaugurado em agosto, no verão local, num evento que atraiu quase mil torcedores. Fica bem no centro da cidade, em frente à estátua de Irchi Kazak, um dos poetas mais importantes do Daguestão. Ele viveu no século XIX e escrevia em kumyk, um dos 30 idiomas da região, falado pela etnia de mesmo nome. Desde a abertura da loja, o monumento a Kazak virou ponto de encontro da torcida em dias de jogos. Sobretudo membros da ”Wild Division” (a ”divisão selvagem”), a organizada do Anzhi.

O preço das camisas é o mesmo independentemente da fama do jogador. Em torno de R$ 170. Comprado pelo bilionário daguestanês Suleiman Kerimov em janeiro de 2011, o Anzhi ainda está se adaptando à nova realidade e trabalhando para melhorar a distribuição de produtos licenciados. Mas a loja oficial não deve nada a de outros clubes. Lá estão toalhas, roupas para crianças, bonés, chaveiros, canetas, cachecóis e águias em pelúcia, reproduzindo o mascote do Anzhi.

- Temos muito para melhorar nesse ponto, mas esperamos que haja mais postos de vendas de produtos em 2012. Não apenas aqui, mas também em outras cidades – disse o jovem diretor de comunicação do clube, Alexander Udaltsov, que já aprendeu um impressionante repertório de palavrões em português com os jogadores brasileiros do clube.

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