Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Comerciantes de Botucatu, SP, querem eliminar sete milhões de sacolas plásticas por mês

G1

Pelo menos 15 representantes de estabelecimentos comerciais de Botucatu, no interior de São Paulo, assinaram um termo de cooperação que prevê, a partir de 25 de janeiro, a eliminação gradual do uso de sacolas plásticas descartáveis. A campanha, intitulada “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, incentiva a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados.

O município de Botucatu utiliza hoje cerca de sete milhões de sacolinhas por mês, o que corresponde a 35 toneladas/mês. “Se boa parte da população aderir à campanha conseguiremos tirar de circulação quase 90 milhões de sacolas plásticas da cidade”, calcula o secretário municipal de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior .

As redes de supermercado se comprometeram em aderir à campanha dando aos clientes a opção de utilizar sacolas biodegradáveis, sacolas retornáveis (ecobags) ou, ainda, caixas de papelão. Os estabelecimentos se comprometeram ainda a não distribuir gratuitamente sacolas descartáveis, sendo apenas permitida a venda do mesmo material a preço de custo.

Os estabelecimentos comerciais que ainda não aderiram à campanha podem a qualquer momento assinar o termo de compromisso para a substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada na Rua General Telles, 1603 – Centro. O telefone é (14) 3882-1290.

Imprimir