Imprimir

Notícias / Educação

Após longas filas, vagas no Liceu Cuiabano podem se esgotar hoje

Da Redação - Renê Dióz

Nem bem começaram a ser efetivadas as matrículas no colégio estadual Liceu Cuiabano, no centro da Capital, para o ano letivo 2012, e a previsão é de que as vagas se esgotem ainda hoje, dado o número de pessoas – centenas - que se acumularam em filas no entorno da escola.

Por volta das 10h30, a multidão que acampou no entorno do prédio começou a se dispersar com o início das chamadas, por microfone, dos nomes que constavam da lista organizada na tarde de sábado pelos pais de candidatos as vagas, que começaram a ampliar a fila na quinta-feira (12).

“Nós estamos seguindo a lista feita pelos próprios pais. Essa lista começou na quinta-feira. No sábado à noite, a situação já estava insustentável. Essa lista já estava completa, com praticamente todas as vagas. Então nós não tínhamos como oferecer vaga nenhuma. Então eu vim e fiquei ontem o dia todo aqui na escola, no portão, dando informação, colocando cartazes – que a população tirava - informando que não havia mais vaga”, explicou o diretor.

Quatro funcionários estão recebendo até as 18h a documentação dos pais e efetivando as matrículas no Liceu. Os pais dos candidatos à uma vaga estão entrando em grupos de dez. A busca por uma vaga é tão intensa, que o controle dos portões está sendo feito pela Polícia Militar, que dispôs cerca de 20 agentes no local para garantir a ordem.

A previsão do diretor da escola, Alceu Trentin, é de que as vagas acabem ainda hoje devido à procura sem precedentes do colégio. “Esse ano foi atípico. Nós nunca tivemos uma situação dessa. Sempre as pessoas chegavam aqui no domingo, por volta das 20h, e iam formando filas. Chegar aqui na quinta-feira e ter uma população praticamente sem controle aqui na frente, nós nunca chegamos a essa situação”, contou.

Vagas

Segundo Trentin, já estão esgotadas as vagas para o 2º e 3º anos do Ensino Médio nos períodos matutino e vespertino. Entretanto, ainda há 91 vagas para o 1º ano do Ensino Médio no período matutino.

Também há vagas restantes do total de 132 para o 1º ano no período vespertino. De 140, há ainda matrículas a serem feitas no período noturno para o 1º ano, tal como ainda deve ser preenchido o restante de vagas das 130 para o 2º ano noturno e das 73 para o 3º ano também noturno.

“Na hora em que terminarem [as vagas], os pais vão ter de procurar outras escolas, sim”, enfatizou Trentin. “A qualidade existe em todas as escolas. O que nós precisamos é conscientizar esses pais de que eles têm vaga em outras escolas também. Nós podemos atender aqui no máximo 1,6 mil alunos, mais do que isso nós não suportamos”.

Imprimir