Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Anvisa quer consulta pública sobre exigência de testes para implantes

G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer fazer uma consulta pública sobre a proposta de exigir testes de qualidade para todas os lotes de próteses mamárias que entrarem no Brasil. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da União ainda nessa semana. Quando publicada, a população terá até 30 dias para enviar contribuições ao texto.

Segundo a Anvisa, atualmente certificados de conformidade e qualidade são entregues à agência apenas para obtenção do registro no Brasil. A nova norma estenderia essa exigência também aos lotes destinados à venda no país.

O objetivo é obrigar que as próteses importadas sejam analisadas em laboratórios nacionais escolhidos pela Anvisa e acreditados pelo Inmetro antes de entrarem no mercado brasileiro. A certificação de qualidade passaria a ser requisito para venda dos produtos no território nacional.

Para Joselito Pedrosa, gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da agência, o Brasil será o primeito país a exigir a certificação de produtos lote por lote. O monitoramento também vai permitir à Anvisa conferir se as informações apresentadas pelos fabricantes na hora do registro do produtos são válidas.

Na tarde desta quarta-feira, a Anvisa irá participar de reunião fechada com o Ministério da Saúde para definir protocolos de atendimento de pacientes com implantes de silicone da marca francesa PIP, que teve registro cancelado pela autoridade sanitária brasileira em dezembro de 2011.
Imprimir