Imprimir

Notícias / Educação

Projeto do Incra/MT e UFMT é premiado

Da Assessoria

O projeto Sistema Integrado de Inovação Tecnológica Social/ Assentamento (Sitecs), criado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Superintendência Regional do Incra/MT, através do Programa Terra Sol, ficou em segundo lugar, na categoria Suporte de Desenvolvimento Regional, do prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia 2011, concedido em dezembro último.

A base do projeto é incentivar a agroindústria aproveitando a tecnologia e o conhecimento científico produzidos na universidade para auxiliar cooperativas e associações produtoras, por meio de assistência técnica, a trabalharem de forma conjunta e articulada, explica o autor do projeto, professor Oscar Zalla Sampaio Neto, da Faculdade de Nutrição da UFMT. "Queremos que trabalhem em rede, em que o produto de uma cooperativa possa ser matéria prima de outra, ou que máquinas e equipamentos de uma associação sejam úteis na produção de outra agroindústria", acrescenta.

O trabalho também inclui a regularização nos órgãos de vigilância e a obtenção das licenças necessárias para que o empreendimento funcione, além de capacitação, tudo tendo como princípio a agroecologia. São previstos dois cursos: sistemas agroflorestais com objetivo de trabalhar a transição do método tradicional de plantio para a agroecologia, e gestão de empreendimento, para formação de líderes facilitadores. O projeto prevê ainda a criação do Núcleo de Assistência Técnica com a participação de profissionais, professores e alunos.

Parceria para execução

Para a execução do projeto está em andamento a elaboração de um convênio a ser firmado entre a UFMT e o Incra. Num primeiro momento serão atendidos pelo Sitecs estabelecimentos de economia solidária da região da Baixada Cuiabana. São eles: Associação das Mulheres de João Carro e Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Agricultores, do assentamento Quilombo, município de Chapada dos Guimarães; Cooperativa de Agricultores de Várzea Grande (Coopergrande) do assentamento Nossa Senhora Aparecida; Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Poconé (Coomprup) e Cooperativa de Pescadores de Pai André e Bom Sucesso, de Cuiabá e Várzea Grande.

O prêmio Belchior e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente é uma realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Banco da Amazônia com apoio da Confederação Nacional (CNI) da Indústria e Serviço de Apoio á Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Terra Sol

O Terra Sol é um projeto do Incra que fomenta à agregação de valor à produção. Apoia a agroindustrialização e a comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica e gestão e implantação/recuperação/ampliação de agroindústrias. Atividades não agrícolas, como turismo rural e artesanato, também são apoiadas.

Visa propiciar o aumento da renda dos assentamentos da reforma agrária, por meio de atividades sócio-econômicas sustentáveis, valorizando as características regionais, experiências e potencialidades locais, com ênfase na agroecologia, e que tenha a participação do maior número de famílias de assentados, incluindo a mulher e o jovem.
Imprimir