Imprimir

Notícias / Cultura

Ateliê Livre ministra oficina de Processos Criativos “Jardins Secretos”

Da Redação/Com Assessoria

Acontece no ateliê Livre, no Palácio da Instrução em Cuiabá, a oficina de "Processos Criativos Jardins Secretos, do mundo sensível à expressão plástica". A oficina que é realizada através do Programa de Intercâmbio Cultural, acontece desde o último dia 22 de maio, no horário matutino e segue até sexta-feira(08.05). A Oficina é sucesso de público tendo um total de 21 participantes.

O objetivo é resgatar a criatividade das pessoas, utilizando as técnicas de textura de "frotagem", que segundo o artista João Batista Conrado, que ministra a oficina, é uma palavra de origem francesa, ele utiliza também a técnica de textura gráfica.

De acordo com o artista, todos têm a capacidade de exercer a criatividade da pintura, mas falta a orientação adequada. “A nossa educação é atrofiada e isso faz com que as pessoas não desenvolvam alguns dons. E através desta oficina, as pessoas têm a oportunidade de se descobrirem”, disse.

Os materiais utilizados durante a oficina são giz de cera e lápis de cor. Os alunos descobrem na oficina, que é dividida por temas, várias formas de pintura em texturas. O primeiro tema é a “Árvore da morte e da vida”, onde é expresso o sentimento de vida e de morte através das cores. O segundo tema é a “Grutas Sagradas”, que é um resgate do interior ao exterior das pessoas.

Segundo Armindo Figueiredo que participa da oficina, a piuntura está sendo a oportunidade para um resgate interno. “Percebo durante a oficina, um encontro do meu eu interno com o externo expressado em formas de desenho no papel através da pintura”, disse.

O artista João Batista Conrado disse que trabalha com essa técnica há 14 anos, e que pra ele é satisfatório a participação dos alunos. “Pra mim é grandioso ministrar esta oficina para as pessoas, ainda mais quando elas se dedicam em aprender”, finaliza.

Imprimir