Imprimir

Notícias / Economia

Número de turistas estrangeiros bate recorde no Brasil e deve crescer

G1

O Brasil está na rota do turismo internacional. Só em 201, mais de 5.5 milhões de turistas passaram por aqui. Um recorde. E este ano não vai ser diferente. O Rio de Janeiro continua sendo o destino preferido dos estrangeiros.

O grupo de senhoras baianas estava ansioso para visitar a estátua do Cristo Redentor. A animação acabou atraindo outros turistas estrangeiros. Eles estão por toda parte e vieram de vários cantos do planeta. Por que decidiram incluir o roteiro do Brasil na viagem? “Isso aqui é lindo, as pessoas são muito simpáticas”, diz uma canadense.

“Nós sempre quisemos conhecer o Brasil, estamos achando maravilhoso! Eu estou vivendo o melhor momento da minha vida!”, diz um casal americano. Um turista turco disse que veio para fugir do inverno e também das viagens tradicionais.

Neste verão, segundo a Riotur, são esperados três milhões de turistas por aqui - 333 mil a mais que no verão passado. Muitos visitantes são estrangeiros.

E com um dia de sol e calor, os cariocas estão na praia. E os turistas estrangeiros logo que desembarcam já entram no clima da cidade. Querem copiar os moradores daqui e também vão na praia para curtir o sol. O canadense atribui o aumento no número de estrangeiros à escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016.

E não é só o Rio que está na moda. O Ministério do Turismo ainda está fechando o levantamento de 2011, que deve apontar um recorde de visitantes estrangeiros em todo brasil: mais de 5 milhões.

No Ceará, o calor e o sol durante o ano inteiro têm atraído cada vez mais turistas estrangeiros. Neste ano por volta de 58 mil devem chegar às praias cearenses na alta estação e, aqui, além do mar e do conforto das barracas, eles encontram serviços como este: massagem relaxante ou uma mais especializada com shiatzu por R$ 30 uma hora. E ainda tem uns brindes como hidratação de cabelo, esfoliação dos pés.

“Os estrangeiros gostam do preço e porque nos país deles não tem esses serviços na praia”, diz a dona da tenda de massagem, Cecília Justina da Silva.
Imprimir