Imprimir

Notícias / Brasil

Sem teto em terreno de Naji Nahas protestam contra desocupação

Valor Econômico

Para protestar contra a ação de reintegração de posse que está sendo executada pela Polícia Militar (PM), moradores da ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, bloquearam parcialmente a Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo-Rio. Segundo a concessionária que opera a rodovia, a manifestação deixou o tráfego congestionado do quilômetro 162 ao133.

Desde o início da manhã, a PM cumpre uma ordem da Justiça estadual de São Paulo para retirar as 9 mil pessoas que vivem no local há sete anos. O terreno integra a massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas. Há mais de uma semana, os moradores se preparam para enfrentar a polícia, se armando com paus e outras armas brancas.

Como houve resistência dos moradores, a tropa de choque usou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os ocupantes. Um homem foi ferido por munição real disparado pela Guarda Civil Metropolitana. Ele foi encaminhado para receber atendimento médico na região. Agentes da prefeitura de São José dos Campos e o Corpo de Bombeiros também dão apoio à operação.

Segundo os moradores, a PM está descumprindo uma determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A polícia ainda não se manifestou sobre a ação. Nos últimos dias, a Justiça federal e estadual emitiram decisões contraditórias sobre qual seria esfera competente para arbitrar o conflito.
Imprimir