Imprimir

Notícias / Cidades

Chuva piora estradas isola comunidades inteiras

Agência da Notícia com Uasley Wernek

Com o início das chuvas começa nas BRs, MTs e estradas vicinais da região do Norte Araguaia um verdadeiro ‘inferno’ para quem precisa ir e vir. Vários moradores, que dependem dessas estradas, estão ‘ilhados’ em suas propriedades e diversas cidades declararam estado de emergência em virtude das fortes chuvas que atingem a região nesta época do ano.

A MT 322, que liga o Araguaia-Xingu ao Nortão de Mato Grosso está praticamente intrafegável segundo relatos dos que se arriscam em uma estrada que mais parece uma trilha de rally. A situação da MT é grave, o rio Xingu, que corta a estrada, subiu cerca de 10 metros; os motoristas que precisam atravessar o rio chegam a esperar cerca de seis horas para fazer a travessia; com o aumento no nível do rio, os índios controladores da balsa estão atravessando os veículos apenas duas vezes ao dia.

Um motorista que vinha do Nortão sentido Confresa, contou que teve que esperar das 11:30 hs da manhã até as 17:00hs da tarde para fazer a travessia. “É um descaso, a gente sequer fica sabendo se eles virão nos buscar porque não há comunicação alguma, chega a ser desesperador”, disse uma mulher que também aguardava a travessia.

O risco de atravessar o rio em seu nível natural, que já é grande, fica ainda maior; a balsa apresenta sérios ricos aos usuários, pois está em péssimo estado de conservação, não conta com equipamentos de segurança como coletes salva-vidas ou boias; apenas uma pessoa é responsável por fazer a travessia, ou seja, ela acaba sendo o capitão da embarcação e o responsável pela entrada dos veículos.

O risco da travessia da balsa já havia sido denunciado pelo Portal Agência da Notícia em Junho do ano passado. Após a reportagem, a Marinha do Brasil se comprometeu a inspecionar a navegação, porém sete meses depois pouca coisa ou nada mudou.

“As estradas estão intrafegáveis, é um verdadeiro rally; outro problema sério enfrentado ali é o perigo de se fazer a travessia do rio Xingu, pois o rio subiu tanto que invadiu a estrada. É muito perigoso [se arriscar na travessia, principalmente] com a falta de equipamentos de segurança [pois o risco fica] ainda maior” desabafou um motorista que fez o percurso, ao Agência da Notícia.

A situação não é critica apenas na MT 322; a cidade de São José do Xingu está em estado de emergência desde o último dia 12/01 em virtude das péssimas condições da MT 430 e estradas vicinais que ligam a zona rural do município à zona urbana. Em Querência, pelo menos 150 famílias estavam ilhadas no assentamento Brasil Novo, na zona rural do município, uma situação que se repete por todo o norte Araguaia.

As chuvas não dão trégua e dificultam os trabalhos de recuperação das estradas feitos pelas prefeituras; os problemas decorrentes das chuvas na região do Norte Araguaia são frequentes em virtude da falta de investimentos nas estradas que interligam os municípios.
Imprimir