Imprimir

Notícias / Esportes

Uberlândia está apta a receber delegações para Olimpíadas 2016

Globo Esporte

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou nesta terça-feira o resultado do processo de seleção de locais de treinamento pré-Jogos. Em Uberlândia dois espaços foram selecionados: Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho) e Sesi Gravatás.

Ao todo, 172 instalações esportivas de 73 cidades e 18 estados das cinco regiões do país vão compor um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. A relação vai estar à disposição dos Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais dos países participantes da competição. A escolha das cidades selecionadas ficará a cargo dos comitês.

Foram 12 meses e diversas etapas para identificar e selecionar instalações em todo o país. Elas deveriam atender aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais. Mesmo com o guia fechado, as avaliações seguem até a época dos jogos.

Para o presidente da Fundação de Esporte Turismo e Lazer de Uberlândia (Futel), a escolha da cidade por algum comitê vai estimular a prática de exercicío entre a população.

Uberlândia é referência nacional e internacional em estrutura esportiva em diversas modalidades. Ter delegações aqui vai inspirar a população a conhecer mais sobre os esportes e até mesmo a praticar - disse Antônio Carrijo.

Já de acordo com o coordenador do Programa Uberlândia Paraolímpico, Leandro Garcia, a escolha da cidade do Triângulo pode ajudar na divulgação do esporte para deficientes

- Esta vitória terá benefícios a longo prazo uma vez que melhorias na estrutura serão feitas e os uberlandenses poderão vivenciar o esporte além da televisão. E mais, o paradesporto será divulgado e pessoas com deficiência e familiares vão descobrir que podem praticar esporte.”

José Augusto, gerente do Sesi Gravatás, está confiante que a cidade vai continuar atendendo às exigências do comitê.

- As expectativas são as melhores possíveis. Técnicos da Inglaterra, Holanda, Colômbia já entraram em contato conosco para saber sobre nossas estruturas e equipamentos. Tenho certeza que a cidade será aprovada por algum comitê e cabe à própria Uberlândia mostrar sua capacidade ao mundo - finalizou.

Os Comitês Olímpico e Paralímpico Internacional informou ainda que após a seleção das cidades, os comitês nacionais vão negociar os termos de utilização dos equipamentos pelas delegações.

Imprimir