Imprimir

Notícias / Esportes

Ferrari estreia novo difusor, mas descarta "vai ou racha" na Espanha

Folha de S.Paulo

A Ferrari confirmou nesta quarta-feira que vai estrear seu novo difusor traseiro no GP da Espanha de F-1, no próximo domingo, em Montmeló, perto de Barcelona.

Apesar de ter marcado apenas três pontos em quatro provas até agora --é a penúltima colocada no Mundial de Construtores--, a escuderia também descartou que a etapa do circuito da Catalunha significará um "vai ou racha" para a Ferrari no campeonato.

"A Ferrari terá um novo pacote aerodinâmico, que sempre esteve agendado para estrear no GP da Espanha, com modificações nas asas dianteira e traseira", relata o comunicado da equipe.

"Além dessas atualizações, o pacote de Barcelona também incluirá mudanças antes programadas para as corridas da Turquia [sétima etapa] e Inglaterra [oitava], e agora adiantadas. O aspecto mais chamativo, com certeza, é aquele que não estava nos planos: o novo difusor."

Segundo a Ferrari, a peça, semelhante à utilizada pela Brawn GP e que foi contestada pela própria equipe italiana --e depois liberada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo)--, "é a primeira tentativa de desenhar um elemento que não fazia parte do projeto inicial, mas que agora é necessário após o esclarecimento das regras".

A equipe também informou que testou o equipamento na semana passada em Vairano, na Itália, como parte dos treinos aerodinâmicos permitidos pelo regulamento. O piloto foi o reserva Marc Gené, e o carro se mostrou mais rápido e com melhor "downforce" (força que segura o carro no asfalto) do que o utilizado no início do ano, de acordo com a Ferrari.

"Vai ou racha"

Apesar dos maus resultados nas primeiras etapas, a introdução de um novo pacote aerodinâmico na Espanha e a chegada da temporada europeia na F-1 não significa que a corrida de Barcelona definirá o futuro da escuderia para o resto de 2009, segundo a equipe.

"A Scuderia não considera a quinta etapa do campeonato um GP 'vai ou racha' [make or break, em inglês]. Mesmo que não consiga muitos pontos em Barcelona, todos, incluindo os pilotos, darão seu máximo na temporada europeia", finaliza o comunicado.

Imprimir