Imprimir

Notícias / Brasil

'Barco PAI atenderá comunidades indígenas do Vale do Javari, no AM

G1

Comunidades da Terra Indígena Vale do Javari, no Alto Solimões, no Amazonas, vão receber a visita do Pronto Atendimento Itinerante (Barco PAI). A ação itinerante vai oferecer diversos serviços de cidadania aos moradores ribeirinhos. O projeto vai percorrer a região a partir do mês de abril.

Os locais da visita foram definidos após reunião realizada em Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, pelo Governo do Estado. A ação será concentrada nos pólos de Palmeiras, São Luís, Boca do Pardo e Frente de Contato, localidade onde funciona a base de contato da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que articula o projeto, o "Barco PAI" vai oferecer serviços de expedição de Registro Administrativo Indígena (Rani), Registro Civil, Carteira de Trabalho e Alistamento Militar; atendimento médico realizado por clínico geral, dentista, oftalmologista, além de testes rápidos para HIV/Sífilis e Hepatites B e C.

A reunião, na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), contou com a presença de lideranças indígenas dos povos Marubo, Matis, Mayoruna e Kanamari, e de representantes da Prefeitura de Atalaia do Norte, Seind e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), responsável direta pelo programa.

De acordo com a chefe do Departamento de Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa, esta etapa do projeto deverá atender todas as comunidades do Vale do Javari.
Imprimir