Imprimir

Notícias / Política BR

Plano contra o crack é apresentado a secretários de segurança pública

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (31), em Brasília, que os governos federal e estaduais farão um mapa dos principais pontos de consumo do crack para que seja posto em prática um plano de prevenção, enfrentamento e tratamento da droga. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada após reunião do colégio de secretários estaduais de segurança pública..

Segundo ele, a implantação do plano só terá início, de fato, quando houver equipamentos de saúde para atender a demanda para o tratamento de usuários. "Não inicia [nada] sem equipamentos", pontou.

O secretário Diógenes Curado participa desta reunião juntamente com outros 21 secretários de Estado. Quatro Estados enviaram representantes. Apenas Roraima não participa do encontro.

Ainda segundo Cardozo, o objetivo do encontro é orientar os governos estaduais a atuar de forma conjunta com o governo federal por meio do plano denominado "Crack-É Possível Vencer", lançado em dezembro pela presidente DiIma Rousseff.

O plano do governo federal envolve ações na área de repressão policial, ações preventivas na área da educação, além de tratamento médico e de assistência social.

A ação do governo federal é formada por três grandes eixos de atuação: (Prevenção, Tratamento e Autoridade) e se desenvolve em cooperação com os ministérios da Justiça, Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social.

"O plano já está sendo discutido em alguns estados e há uma excelente aceitação por parte dos governos estaduais. Para o primeiro semestre, a meta é implantar o plano em, pelo menos, oito unidades da federação", declarou.

Sem divulgar quais estados estados serão comtemplados inicialmente, José Eduardo Cardozo explicou que se trata de um trabalho meticuloso "e a divulgação será feita conforme a necessidade do Ministério da Justiça". O ministro confirmou, no entanto, que o primeiro Estado será Rio de Janeiro".
Imprimir