Imprimir

Notícias / Educação

Projetos educativos são alternativa para férias escolares

Terra

Falta cerca de um mês para o fim das férias escolares, mas ainda há tempo de aproveitar a folga antes de voltar às aulas. Projetos ligados às redes estaduais e municipais trazem alternativas para a diversão da criançada, envolvendo esporte, música, cultura e atividades educativas. Além de preencher o tempo livre, elas têm como objetivo estimular a criatividade e o aprendizado, e muitas ainda convidam a família para fazer parte das brincadeiras. Confira alguns desses projetos em três capitais e até quando é possível participar:

São Paulo
As crianças podem curtir uma das sete brinquedotecas disponibilizadas pela Prefeitura de São Paulo. De terça a sexta-feira, as atividades acontecem das 9h às 11h e das 14h às 16h. Nos finais de semana, as brinquedotecas abrem das 10h às 15h. São brincadeiras com fantasias, corda, bambolê, leitura, jogos de mesa, xadrez, dominó, dama, quebra cabeça, lego, desenho e pintura.

Confira a localização das brinquedotecas:
Clube Escola Cambuci - Av. Lins de Vasconcelos, 804 - Cambuci
Clube Escola Ipiranga - Praça Nami Jafet, 45 - Ipiranga
Clube Escola Mooca - Rua Taquari, 635 - Mooca
Clube Escola Vila Manchester - Praça Haroldo Dalttro s/n - Aricanduva
Clube Escola Vila Independência - Rua das Municipalidades, 10 - Vila Independência
CDC Veneza Independente - Rua Padre Raimundo da Silva, 598 - Vila Califórnia
Clube Escola Teotoni Vilela - Rua Carlo Clausetti, 19 - Vila Prudente

Rio de Janeiro
O Programa Escola Aberta oferece oficinas esportivas e culturais em 76 unidades da rede estadual de ensino. Até o dia 24 de fevereiro, alunos, professores e comunidade podem participar das atividades, que acontecem todos os sábados, das 9h às 17h. É só comparecer a uma das unidades, escolher a oficina e fazer a inscrição (mediante apresentação de documento de identidade com foto). Não há limite de idade. A programação inclui apresentações artístico-culturais, balé clássico, banda musical, cineclube, circo, coral, dança, desenho, grafite, hip-hop, música, percussão, pintura, quadrinho, teatro, vídeo, artes marciais, atividades infantis, atletismo, basquete, capoeira, futebol, ginástica, handebol, natação, pingue-pongue, vôlei, xadrez e artesanato.

Alunos da rede pública estadual ainda podem curtir um cineminha com entrada franca. O projeto Férias no Cinema, em parceria com o Circuito Estação, oferece sessões gratuitas para estudantes (o comprovante de matrícula deve ser apresentado na entrada) e um acompanhante responsável até 26 de fevereiro. O filme em cartaz é Uma professora muito maluquinha, que mostra uma jovem que, depois de estudar na capital, volta à cidade do interior onde nasceu e introduz métodos alternativos de lecionar. As sessões são aos sábados e domingos, às 10h30. Participam da promoção as salas do Circuito: Sesc Barra Point, Estação Sesc Ipanema, Odeon Petrobras, Estação Vivo Gávea, Estação Sesc Botafogo e Estação Sesc Rio.

Porto Alegre
Alunos entre 7 e 14 anos da rede estadual de ensino podem participar das atividades da Colônia de Férias, dentro do Programa Mais Educação. A programação do projeto Magia do Movimento segue ocorre de 6 a 9 e de 13 a 16 de fevereiro, sempre à tarde. São quatro horas de recreação, com ginástica rítmica, judô, capoeira, dança, atletismo, voleibol, handebol, basquete, futsal, badminton, esportes de aventura e oficinas culturais. As atividades ocorrem no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), que fica na Rua Gonçalves Dias, 628, bairro Menino Deus. A expectativa das secretarias estaduais da Educação e do Esporte e Lazer é atender cerca de 450 alunos.
Imprimir