Imprimir

Notícias / Economia

Bolsa de Tóquio volta do feriado com alta de 4,6%

AE

A Bolsa de Tóquio fechou em seu nível mais alto em cerca de seis meses, refletindo tardiamente o recente rali nas bolsas de Nova York e os indicadores econômicos melhores do que o esperado nos EUA. O Nikkei 225 saltou 408,33 pontos, ou 4,6%, e fechou aos 9.385,70 pontos, a maior pontuação desde 5 de novembro. O rali foi generalizado, liderado basicamente pelos setores financeiro, de seguros e de transporte marítimo. Foi também o maior ganho em pontos deste ano.

Segundo o analista Yukio Takahashi, da corretora Mizuho Securities, o índice pode ter como alvo de curto prazo atingir a máxima intraday de 5 de novembro, ou 9.521 pontos, mas a marca de 10 mil pontos pode ser um feito bem mais difícil. "O otimismo do mercado reflete as esperanças de que a economia global possa estar chegando ao fundo do poço, mas tais esperanças ainda não são plenamente sustentadas pela realidade", afirmou. Takahashi acrescentou que os players estão monitorando de perto os resultados dos testes de estresse bancário feitos pelo governo dos EUA, a serem divulgados ainda nesta quinta-feira, bem como os dados sobre emprego nos EUA e o balanço da Toyota, na sexta-feira.


As ações financeiras seguiram os ganhos que suas concorrentes nos EUA obtiveram ao longo do feriado japonês da Semana Dourada, que terminou ontem. As empresas de transporte marítimo também se valorizaram, graças em parte à elevação de 8,9% no índice de referência do setor, o Índice Seco do Báltico (Baltic Dry Index). As ações das fabricantes de produtos médicos, que subiram recentemente com a epidemia de gripe suína, continuaram a declinar por causa das realizações de lucros. As informações são da Dow Jones
Imprimir