Imprimir

Notícias / Política BR

Congresso lê mensagem presidencial na reabertura do ano legislativo

De Brasília - Vinícius Tavares

Começa nesta quinta-feira (2/2) o ano legislativo no Congresso Nacional. Como acontece pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia terá início às 16h no plenário da Câmara dos Deputados com a leitura de mensagem da presidente Dilma Rousseff, que será entregue pela chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann.

O recomeço dos trabalhos da 2ª sessão legislativa ordinária da 54ª legislatura ocorre com efetivo militar disposto à frente do Parlamento, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão, reverência à Bandeira e revista da tropa.

O texto será lido pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), 1º secretário da Mesa do Congresso. O segundo orador da solenidade será o ministro Ricardo Lewandowski, que representará o Supremo Tribunal Federal lendo a mensagem do Poder Judiciário.

Em seguida, falará o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS). O último a falar será o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB/AP), que, na sequência, dará por encerrada a solenidade.

No ano passado, trazida pela própria chefe do Executivo, a mensagem presidencial abordava a tragédia que acabava de vitimar famílias soterradas por deslizamentos em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Naquela mensagem, Dilma prometeu um pacto para evitar novas tragédias e firmou o compromisso de lutar pela erradicação da miséria e por uma política de longo prazo para o reajuste do salário mínimo. (Com informações da Agência Senado)
Imprimir