Imprimir

Notícias / Política BR

Silval Barbosa faz balanço das ações de governo na abertura dos trabalhos legislativos de 2012

Da Assessoria /Secom-MT

O governador Silval Barbosa participou, na manhã desta quinta-feira (02.02), da sessão solene de abertura dos trabalhos da 17ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O governador iniciou a apresentação da mensagem do Poder Executivo agradecendo os parlamentares pelo apoio ao Governo em seu primeiro ano de Gestão, destacando a aprovação da reforma administrativa. Silval Barbosa fez um balanço das realizações em 2011, das expectativas para 2012 e da importância da parceria entre os poderes.

Para Silval, Mato Grosso deu um grande salto nos últimos 20 anos. Ele frisou o avanço da agricultura no Estado e a necessidade de se criar uma logística para conseguir escoar toda a produção. Ele falou sobre a pavimentação de rodovias, como a BR-158, que expandem a fronteira agrícola de Mato Grosso e reforçam a necessidade de investimento em infraestrutura e da presença do Estado nessas regiões.

O governador também falou sobre os investimentos na saúde, como a conclusão do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e a abertura de diversos leitos através de convênios assinados com outros hospitais, como com o Hospital Santa Helena, que inaugurou a nova ala, como 60 novos leitos. “E nós também vamos concluir o Hospital Central de Cuiabá”, lembrou. Também falou da conquista de R$ 98 milhões para obras de saneamento em diversas cidades de Mato Grosso.

Na Segurança Pública, o governador pontuou a contratação de 1.875 profissionais para a área e a melhoria da estrutura dos órgãos de segurança, os investimentos na modernização, novas modalidades de policiamento – com vistas a Copa do Mundo, na renovação de frota e aquisição de novos equipamentos e armamento.

Outro ponto abordado em sua mensagem aos palarmentares foi a Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá como uma das sedes. Para Silval, as obras de mobilidade urbana terão enorme importância para o povo. “As obras que nós vamos construir ficarão para a população de Mato Grosso durante toda a eternidade”. Por todas essas realizações o governador concluiu que “Mato Grosso é um estado que surpreende a cada ano”. O governador também destacou que Mato Grosso ocupa o 7º lugar no ranking de sustentabilidade do Brasil.

Para 2012, o chefe do executivo espera que Mato Grosso possa ser mais contemplado com investimentos do Governo Federal. Ele também falou que espera executar plenamente o orçamento de 2012, para chegar ao final do ano com equilíbrio e com as contas sanadas.

O governador também destacou a boa relação com a Assembleia Legislativa. “Nós sempre tivemos uma sintonia muito forte. A Assembleia tem sido uma parceira de primeira hora, discutindo e até melhorando as mensagens do governo. Temos sido grandes companheiros dos deputados estaduais”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, também falou sobre a intenção de aumentar a representatividade de Mato Grosso no cenário nacional e para que o Governo Federal invista mais no Estado. Riva também falou que para o novo ano legislativo, ele espera reafirmar o compromisso que a Assembléia Legislativa tem com o povo.

Além dos deputados estaduais, estiveram presentes o vice-governador Chico Daltro, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Juvenal Pereira, deputado federal Valtenir Pereira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Novelli, o Defensor Público André Prieto, prefeito de Várzea Grande Sebastião Gonçalves, secretários de Estado, César Zílio (Administração), Francisco Vuolo (Logística Intermodal de Transportes), Diógenes Curado (Segurança Pública), Pedro Nadaf (Comércio, Indústria, Minas e Energia), José Lacerda (Casa Civil), Nico Baracat (Cidades), João Malheiros (Cultura), José Botelho (Planejamento), Edmilson dos Santos (Fazenda), Ságuas Moraes (Educação) e Adriano Breunig (Ciência e Tecnologia), procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow e representantes de outros órgãos do Estado.
Imprimir