Imprimir

Notícias / Esportes

México reabre estádios ao público com baixa no nível de alerta por causa de gripe

GloboEsporte

A Federação Mexicana de Futebol (FMF) anunciou nesta quarta-feira a reabertura ao público dos estádios locais, diante da diminuição do nível de alerta sanitário causado pela gripe suína. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da FMF, Decio de María Serrano, pouco depois de as autoridades sanitárias informarem a redução do alerta de laranja (elevado) a amarelo (médio).

- Podemos informar que a décima-sétima rodada (do Campeonato Mexicano) será jogada com os portões abertos - declarou De María, após se reunir com funcionários sanitários do Governo federal e da capital mexicana para analisar esta situação.

O nível de alerta amarelo permite a entrada de público nos estádios desportivos, praças de touro, cinemas e discotecas, mas observando medidas de prevenção que serão detalhadas nesta quinta-feira. Nas últimas duas semanas foram disputadas 12 partidas do Campeonato Mexicano sem público nas arquibancadas.

A FMF informará à Concacaf e à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a reabertura dos estádios ao público, para que estas entidades decidam sobre as partidas por competições que não seriam disputadas no México por causa da gripe suína. O Chivas Guadalajara enfrentará o São Paulo e o San Luis joga contra o Nacional, do Uruguai, pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, e as partidas com mando de campo dos mexicanos ainda não estão com local decidido.

A gripe suína deixou até o momento 42 mortos e 1.070 contagiados no México, segundo dados oficiais. Apesar do nome, que foi modificado posteriormente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para AH1N1, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Imprimir