Imprimir

Notícias / Agronegócios

Frigoríficos exportadores enviam dados para Comissão de Agricultura

Éryca Monteiro - De Brasília

Os frigoríficos começam a encaminhar os dados sobre a crise nos frigoríficos à Comissão de Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. A princípio, segundo explica o deputado federal Homero Pereira (PR), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Indústrias de Carne (Abiec) se comprometeu levar dados consolidados a respeito dos impactos sociais da crise nos frigoríficos. Porém, mais tarde afirmou que não haveria condições de enviar esses dados e por isso as próprias empresas estão atendendo a solicitação da Comissão.

Essa solicitação foi feita para se ter um panorama da crise que abala o setor. “Eles pediram ajudas, mas nós precisamos saber qual é o tamanho do problema para podermos solicitar isso ao governo”.

Quanto ao governo federal, até o momento, a única ajuda viabilizada foi uma linha de crédito de R$ 10 bilhões, via BNDES, para capital de giro. Contudo, ainda existe um questionamento dos pequenos e médios frigoríficos representados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), segundo estes as empresas exportadoras estariam sendo beneficiadas em detrimento deles. E ainda exigem que não haja ajuda financeira, mas sim, corrigir o que eles consideram “a distorção tributária” do PIS/COFINS. Ponto que também é consenso junto a Abiec.
Imprimir