Imprimir

Notícias / Turismo

Congresso promoverá a divulgação do turismo de Mato Grosso pelo país

Da Redação / Thalita Araújo

Entre hoje e o próximo domingo, 10, acontece em Cuiabá e região o XXVI Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Abrajet. O evento conta com a participação de jornalistas de todo o país e traz a expectativa de divulgar os pontos turísticos de Mato Grosso por todo o Brasil, fortalecendo o turismo regional e criando uma rede de contatos no setor.

A solenidade de abertura aconteceu na noite de ontem, no Centro de Eventos do Pantanal. O prefeito Wilson Santos afirmou que “não existe território econômico mais fértil em Mato Grosso que o turismo”. E, para fortalecer o ramo, o prefeito indica a capacitação de pessoas como uma das principais ações.

O presidente nacional da Abrajet, Cláudio Magnavita, elogiou o empenho que o Estado vem tendo para desenvolver seus potenciais. Ele fez questão de elogiar o chefe da pasta do Turismo do Estado, Yuri Bastos. “Ele tem sido um dos membros mais atuantes no Fórum Nacional de Turismo”, afirmou. O presidente pontuou também o grande esforço que José Humberto Falcão, presidente regional da Abrajet, teve para a realização do evento em Cuiabá. “Vamos ter uma degustação das diferentes belezas de Mato Grosso”, entusiasmou-se Magnavita, afirmando que, com toda certeza, o Estado terá um ótimo retorno com a realização do Congresso.

O secretário Yuri Bastos disse que a realização do evento no Estado é muito importante por dois motivos fundamentais: pela capacidade de Mato Grosso em contribuir com o turismo brasileiro e pelo enorme potencial turístico existente aqui e que ainda não foi explorado.

Algumas autoridades e profissionais ligados ao jornalismo de turismo receberam o troféu Centro Geodésico da América do Sul de Jornalismo de Turismo. Porém, a figura mais homenageada da noite foi o jornalista Afrânio Correia. Nascido em Cuiabá, mas morando há muitos anos na Bahia, o senhor já de cabelos brancos, andar vagaroso e humor ainda afiado, contou como era Cuiabá na sua época. “Quando eu vivia aqui, a cidade tinha uns 20 mil habitantes. Eu andava de cavalo pelas ruas. Não existia mais de 40 automóveis na cidade. Eu fico espantado. Em uma só geração, Cuiabá cresceu de 20 e poucos mil habitantes para quase um milhão”, disse Afrânio.

Entre hoje e domingo, os inscritos no Congresso da Abrajet passearão por Poconé, assistirão a apresentações das Cavalhadas e dos Mascarados, farão reuniões e passeios pelo Pantanal, pela Chapada dos Guimarães, comunidades da região, como São Gonçalo Beira Rio, além das atrações da capital. Serão dias de turismo, lazer e também de reuniões e discussões sobre assuntos da área.
Imprimir