Imprimir

Notícias / Política BR

Hospitais filantrópicos vão receber incentivo do governo federal

De Brasília - Vinícius Tavares

O Ministério da Saúde vai aumentar os recursos destinados aos hospitais filantrópicos e para a formação de novos profissionais da saúde. Os estalebecimentos receberão um adicional de 20% do valor total destinado à assistência hospitalar de média complexidade. O incentivo só vale para hospitais que atendam exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ampliação dos recursos foi definida por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. Os valores vão auxiliar na manutenção dos serviços dessas unidades. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a ação faz parte de uma série de medidas adotadas para ampliar o atendimento nesses hospitais.

Ele afirma que o adicional de 20% vai ampliar o número de vagas de internação, de apoio e diagnóstico, de exames e de consultas.

"Uma grande Santa Casa, um grande hospital, vai se encarregar de treinar, de dar suporte técnico administrativo à pequenos hospitais. Então, esse é mais um conjunto de iniciativas de milhões de reais para melhorar a sustentabilidade financeira dos nossos parceiros importantes que são os hospitais filantrópicos do Brasil", pontuou.

Para aderir à iniciativa os municípios e estados devem solicitar o incentivo ao Ministério da Saúde, atestando que a unidade atende os pré-requisitos. Além do atendimento 100% SUS, o hospital deve fazer parte do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos ou do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Públicos e Privados. (Com informações do Ministério da Saúde).
Imprimir