Imprimir

Notícias / Variedades

Nova música de Madonna levanta suspeita de plágio de faixa brasileira

G1

Coincidência ou plágio? Na semana passada, logo após que o clipe de "Give me all your luvin'", novo single de Madonna, foi divulgado, começaram a surgir nas redes sociais comentários sobre a semelhança com “L.O.V.E. Banana”, faixa do brasileiro João Brasil que tem participação da vocalista do Cansei de Ser Sexy, Lovefoxxx.

Nesta semana, após a apresentação de Madonna no intervalo do Superbowl 2012, evento que bateu recordes de audiência nos EUA, o burburinho se espalhou.

“A turma não para de me bombardear no Twitter. E depois que a Madonna cantou no Superbowl tomou uma proporção gigante. Começaram a surgir [comentários] de vários lugares do Brasil e até da Alemanha. Acho que existe a chance [de ser plágio], mas não sei ainda”, desconversa João.

No novo clipe de Madonna, um grupo de líderes de torcida canta uma espécie de grito de guerra “L.U.V. Madonna”, enquanto a faixa de João, lançada em abril de 2011, traz o refrão “L.O.V.E. Banana”

Ele mesmo conhecido pelos seus mashups, sobreposição de faixas que misturam de Banda Calypso a Lady Gaga e até discursos do falecido presidente da Apple, Steve Jobs, João diferencia o mashup do que seria uma simples cópia.
“Claro que se a Madonna tivesse me dado o crédito, os caras da gravadora já tinham me chamado na Alemanha para tomar champanhe (risos). Eu faço mashups, mas não vendo, sempre dou os créditos e disponibilizo gratuitamente na internet. Tem artista que até me liga para agradecer a divulgação do trabalho”, conta João, que vive em Londres.

Pronunciar as letras que formam a palavra “love”, mesmo na forma abreviada “luv” é um grito comum de líderes de torcida, diz João. Ele disse já ter se surpreendido antes com o lançamento de outra cantora, Nicola Roberts, que no clipe de “Beat of my Drum”, lançado em junho do ano passado, também entoa o “L.O.V.E.” e até ensaia passos semelhantes aos do funk brasileiro.

Segundo o carioca, a gravadora que lançou “L.O.V.E. Banana”, a alemã Man Recordings, o procurou para saber o que tinha achado da semelhança com o novo single de Madonna e está avaliando que providência tomar.

Na conta que mantém no Twitter, a própria gravadora ironizou a “coincidência”: “Ok Madonna, por favor seja gentil e cite isso quando cantar sua nova música hoje à noite no Superbowl”, postou na sexta (3), seguido do link para o clipe da faixa brasileira.
Imprimir