Imprimir

Notícias / Esportes

De volta aos treinos, Bernardinho afirma: ´Acenamos com novo pacto de vitórias´

Globo Esporte

Com um grupo novo nas mãos, o técnico Bernardinho deu início aos treinamentos da seleção masculina para a disputa da Liga Mundial 2009. A preparação, no Centro de Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema, começou no início da semana, e o treinador fez questão de deixar claro para os atletas que o objetivo será brigar pelo sétimo título da competição.

- Nós acenamos com um novo pacto de vitórias e agora é esperar a chegada dos demais atletas que estão voltando da Europa (Giba, Rodrigão, Leandro Vissotto e João Paulo Bravo) para fechar o grupo. É importante que haja um comprometimento de todos os jogadores e isso será fundamental na nossa preparação - disse.

Após os treinamentos da manhã desta terça-feira, Bernardinho aproveitou para explicar as ausências do oposto André Nascimento e do ponteiro Dante da lista de 22 atletas inscritos para a Liga Mundial.

- O André Nascimento e o Dante pediram dispensa da seleção. O Dante, aliás, mesmo que não tivesse pedido, eu mesmo o teria mandado embora para casa. O momento difícil que ele está vivendo me preocupa e é uma questão familiar importante (o jogador está cuidando do filho, que nasceu com um problema cardíaco e passou por uma cirurgia).

O comandante da seleção, no entanto, evitou falar sobre o levantador Marcelinho, do Joinville, que teve um desgaste com o técnico Giovane Gávio nos playoffs da Superliga Masculina e avisou que precisava de um tempo para descansar.

- O caso do Marcelo, eu prefiro não entrar em muitos detalhes, pois são coisas internas do clube em que ele joga. Nesse primeiro momento, eu iria mesmo testar os jogadores mais jovens e ele não seria chamado desta vez – afirmou Bernardinho.

Por fim, ele analisou o processo de renovação da seleção, que está com algumas caras novas, como o ponteiro Léo Mineiro, do Cruzeiro, o oposto Wanderson, do Minas, e João Paulo Bravo, do Piacenza (Itália).

- Precisaremos de tempo e quilometragem para esses jogadores jovens e, por conta disso, os resultados podem demorar a chegar. Ao longo do ano, nós vamos observar uns 25 ou 26 atletas para chegar a um grupo de 16 - encerrou.

O Brasil está no grupo D da fase intercontinental da Liga Mundial e terá como adversários as seleções da Polônia, Finlândia e Venezuela. A estreia acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, contra os poloneses, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Nas duas últimas semanas de maio, no entanto, a seleção fará uma série de amistosos pela Europa.

Confira a lista de atletas convocados para a competição:

Levantadores: Bruninho (Florianópolis), Marlon (Brasil Vôlei) e Raphael (Vibo Valentia)
Líberos: Serginho (Brasil vôlei), Alan (Dínamo Moscou) e Mario Júnior (Florianópolis)
Meios-de-rede: Rodrigão (Macerata), Sidão (Modena), Lucas (Florianópolis), Éder (Florianópolis) e Tiago Barth (Minas)
Pontas: Giba (Iskra Odintsovo), Dante (Dínamo Moscou), Murilo (Modena), Thiago Alves (Florianópolis), João Paulo Bravo (Piacenza) e João Paulo (Joinville)
Imprimir