Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados discutem reestruturação da Empaer

Da Redação/Com Assessoria

Apesar de o Estado de Mato Grosso liderar o ranking entre os maiores produtores agropecuários do Brasil e do mundo, os pequenos produtores – pelo menos 150 mil famílias - não estão recebendo respaldo técnico à produção, em função dos parcos investimentos do executivo estadual na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural- Empaer.

Para discutir a revitalização e a reestruturação da Empaer, e futuro dos pequenos produtores mato-grossenses, a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública, onde pequenos produtores, deputados e funcionários da Empaer clamaram por apoio do governo do Estado.

O deputado Dilceu Dal´Bosco relatou as péssimas pela qual passa o escritório da Empaer em Sinop que, entre outras coisas, conta com apenas quatro veículos no atendimento a 22 municípios do extremo Norte de Mato Grosso. O parlamentar denunciou que só este ano 16 agrônomos se desligaram da empresa, devido à baixa remuneração – R$1.100,00.

“A Empaer de Sinop continua mantendo suas atividades graças ao apoio de empresários e da prefeitura municipal, que tem ajudado até na aquisição e manutenção de computadores e no fornecimento de combustível”, lamentou Dilceu ao cobrar o funcionamento do laboratório de solo e do viveiro de mudas de bananeiras, que se encontram desativados.

Para o presidente do Empaer, Leôncio Pinheiro, o serviço de extensão rural no Brasil vem sofrendo desgastes desde os anos 90 – século passado. Segundo ele, à época foi chamada de técnicas negras do serviço de extensão rural. Aqui em Mato Grosso, o desmantelamento do setor não foi diferente.

Mas hoje, o órgão, segundo Pinheiro, está em outra fase- à de revitalização. “A instituição já tem elaborado um programa estratégico para o setor. A primeira delas é o reaparelhamento de serviços de extensão rural em Mato Grosso. Nos últimos dias foram entregues mais de 60 veículos destinados aos escritórios locais. Além de compras de equipamentos eletrônicos”, destinados.

No final do encontro, os parlamentares formataram uma comissão de servidores, da diretoria e também de deputados para expor as propostas de reestruturação e revitalização da Empaer ao governador Blairo Maggi (PR). A audiência pública foi requerida pelos deputados José Domingos Fraga e Ademir Brunetto

Imprimir